» PREFEITURA MANTÉM ATENDIMENTO AOS ANIMAIS ABANDONADOS PDF Imprimir E-mail

Na porta da casa no Jardim Ipanema, Petronília apresenta a cadela que foi adotada.
A fêmea e os quatro filhotes foram recolhidos e encaminhados para o Canil Municipal. O Canil Municipal, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebe todos os dias, em média, de 10 a 12 denúncias de animais abandonados ou maltratados. Mas maior que a irresponsabilidade dos donos de cavalos, cães e gatos é a falta de consciência de algumas pessoas.

De acordo com o chefe da Seção de Acompanhamento e Proteção Animal, Isaurindo Aparecido Pereira, cerca de 80% das denúncias não têm fundamento; na verdade, elas são feitas, na maioria das vezes, por vizinhos que têm problemas ou diferenças com os donos dos animais ou não suportam os latidos dos bichos.

“Nesta semana, por exemplo, uma pessoa denunciou que um cachorro estaria sendo maltratado pelos donos que moram na cobertura de um edifício de apartamentos no centro da cidade. Fomos até o local e ficamos surpresos com o que encontramos, uma realidade totalmente diferente: um animal sadio, bem cuidado, com espaço para andar, água, comida e abrigo contra a chuva. Tratava-se, possivelmente, de alguma briguinha de vizinhos”, contou.

Mas é claro que algumas reclamações são verdadeiras, e quando o problema é identificado são tomadas as providências necessárias. O mais comum é encontrar animais magros, doentes e presos em correntes curtas.

Assim que a situação é constatada, o morador e proprietário do animal é orientado sobre como proceder e depois de 15 ou 20 dias a equipe da Prefeitura volta ao local para ver se a situação foi resolvida.

No caso de abandono, na maioria das vezes o cão ou gato é recolhido ao Canil, onde um médico veterinário avalia as condições do animal e verifica se ele precisa de tratamento.

“Fechamos 2006 com 256 caninos, 215 felinos e 22 cavalos e cabras no Canil e Gatil. Só nesta semana foram abandonados 8 animais na portaria do Canil”, afirmou Isaurindo.

O abandono se torna mais freqüente nos bairros periféricos. No Jardim Ipanema, por exemplo, os moradores procuraram ajuda para uma fêmea e cinco filhotes que foram abandonados em um terreno baldio.

Petronília Coelho, a denunciante, explica que um morador ficou com um dos filhotes. “Sempre que aparece algum bichinho por aqui a gente tenta cuidar, mas já adotamos vários e não estamos mais dando conta. É um absurdo as pessoas virem até o nosso bairro e largarem eles assim, na chuva”, reclamou ela, que tem três cachorros, sendo que a última foi adotada há dois meses.

“Eu telefonei ontem e hoje já vieram. Foi bom saber que a Prefeitura oferece a castração, por isso vamos reunir alguns moradores do bairro e castrar nossas fêmeas. Temos que ser responsáveis”, concluiu a moradora.

O poder público não pode se responsabilizar pelos animais que as pessoas abandonam nas casas ou nas ruas. Toda pessoa que tem um animal de estimação deve conhecer seus deveres. É importante ressaltar que o abandono de animais é crime ambiental de acordo com a Lei nº 9.605/98 artigo 32, e a pena pode variar de três meses a um ano de detenção.

O telefone do Canil é 3374.3239 e o da Secretaria de Agricultura, 3361.1083. Qualquer pessoa pode denunciar maus-tratos, mesmo que não queira se identificar. E quem quiser também pode conhecer o Canil e quem sabe adotar um animalzinho dos muitos que lá existem à espera de uma família.

(05/01/07)