» PREFEITURA INVESTE NA REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DO TIJUCO PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, por meio da Divisão de Limpeza Pública da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tem realizado rotineiramente a limpeza e o corte da vegetação das áreas públicas marginais ao córrego do Tijuco Preto, com o objetivo de proteger as áreas institucionais e de preservação ambiental do Tijuco, assim como suas nascentes e cursos d’água. Além de conservar limpas as margens do córrego do Tijuco, a Prefeitura fiscaliza e mantém os acessos à área fechados, com o objetivo de impedir que o local seja usado como depósito de entulhos.

As constantes operações de limpeza realizadas por equipes da Prefeitura no local já têm apresentado resultados positivos. Os problemas que ainda ocorrem, de encontrar restos de construção civil e lixo, têm sido coibidos com uma fiscalização mais rigorosa, principalmente com o apoio da população, e a destinação de áreas específicas para se jogar esse tipo de material – que costuma ser depositado clandestinamente durante a madrugada, quando fica mais difícil o flagrante –, impedindo que ele ocorra nessa área tão valiosa da cidade.

“É preciso que todos nós tenhamos consciência de que numa área como essa, de preservação ambiental, não se pode depositar lixo, entulho ou qualquer outro tipo de material”, explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Flávio Micheloni. Segundo o secretário, quem for flagrado jogando entulho ou lixo no local será responsabilizado, inclusive com o pagamento de multa, conforme o Decreto Municipal nº 061/97. Os moradores da região do Tijuco podem colaborar com a preservação do córrego denunciando quem cometer esse tipo de infração. A denúncia pode ser feita pelo telefone 3362-1318.

Parque Linear do Tijuco Preto
Cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e assinado com o Ministério Público do Meio Ambiente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou em 2005 a recuperação ambiental do córrego do Tijuco Preto dentro do Projeto Pró-Tijuco.

Na primeira etapa do projeto, foi implantado o Parque Linear do Tijuco Preto, entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite. Nesse trecho, o córrego, que no passado havia sido canalizado com tubos de concreto, foi destamponado e recuperado com a aplicação de uma biomanta composta por serragem e sisal, implantada às margens do córrego. Essa biomanta retém sementes e proporciona a recuperação da vegetação ciliar. O método garante a sustentação do solo e a vida do leito do córrego. No decorrer da obra, a equipe de trabalho encontrou quatro nascentes soterradas, que foram recuperadas a partir de uma canalização que permite que a água seja levada para o córrego.

Ao todo, foram 308 metros de canalização em tubos de concreto, seis bocas-de-lobo duplas e uma tripla e sete caixas de passagem de água para permitir a manutenção dos canais. O Parque Linear do Tijuco Preto recebeu iluminação e uma passarela para que os pedestres e ciclistas possam transitar de um lado a outro do córrego. Entre ciclovia, passeio de pedestres e áreas de contemplação, a primeira etapa do parque totaliza 1.900 metros quadrados. O Parque Linear do Tijuco Preto vai oferecer aos moradores um espaço seguro para passeio e prática de esportes.

(13/02/07)