» SAAE – POSTO DE ATENDIMENTO PDF Imprimir E-mail

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, inaugurou um novo posto na região central. Semelhante ao sistema oferecido no SIM (Serviços Integrados do Município), a unidade conta com uma área de espera com bancos confortáveis e TV, controle de fila por senha e aviso eletrônico indicando a vez do usuário. Durante a solenidade de inauguração, também foi lançado o novo site da autarquia.



NOVO POSTO PREVÊ ATENDER 4 MIL USUÁRIOS AO MÊS

Na tarde de segunda, dia 16, o prefeito Newton Lima e o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eduardo Cotrim, inauguraram um novo posto de atendimento ao público situado na rua Major José Inácio, 2.134, na esquina com a rua Dona Alexandrina, em frente ao prédio do SIM – Serviços Integrados do Município. Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Edson Antônio Fermiano, padre Agnaldo Soares de Lima, que deu a bênção ao novo local, além de vários vereadores e secretários municipais.

O prefeito lembrou que essa inauguração marca duas direções importantes da administração: a revitalização do centro da cidade e o respeito no atendimento ao cidadão. “Quanto mais equipamentos públicos tivermos no centro mais vida temos”, comentou. Newton lembrou que quando assumiu em 2001, a cidade tinha um centro abandonado, com praças escuras, onde ocorriam prostituição e tráfico de drogas. Segundo ele, uma série de melhorias passou a dar vida ao centro. “E vamos melhorar ainda mais, com a inauguração do Paço Municipal, da Praça Pedro de Toledo e do Cine São Carlos”, comemorou.

O prefeito anunciou ainda que o SIM, que estabeleceu o padrão de atendimento ao cidadão, será ampliado nas administrações regionais da cidade, com a instalação de novas unidades em diversos pontos. Já o diretor-geral do SAAE lembrou da importância dos funcionários treinados, que poderão prestar um melhor serviço à população, e do padrão no atendimento, em que os usuários terão senhas, poltronas confortáveis para sentar e televisão enquanto aguardam o atendimento. Aberta no período das 8h30 às 16h30, esta nova unidade de atendimento do SAAE espera atender uma média de quatro mil usuários por mês, contabilizando cerca de 200 ao dia.

Após um estudo minucioso, a diretoria da autarquia decidiu desativar os postos da Getúlio Vargas, em virtude da dificuldade de deslocamento, onde a maioria dos munícipes tinha que tomar dois ônibus; e do Tijuco Preto, devido à baixa freqüência. Serão mantidas as unidades do Box do Mercado Municipal e da Vila Prado. Semelhante ao sistema do SIM, o novo posto apresenta uma área de espera com bancos confortáveis e TV, controle de fila por senha e um aviso eletrônico e visual indicando a vez do usuário.

O primeiro contato será com um atendente devidamente treinado, que ao analisar cada situação, poderá resolver o caso, repassar ao setor responsável ou encaminhar para a assistência social. Os atendentes estarão todos uniformizados, sendo identificados pelo nome através do crachá. Para assegurar a integridade física dos funcionários e usuários, nesse posto não circulará dinheiro. Caso necessite efetuar algum pagamento, o munícipe poderá procurar os bancos ou casas lotéricas credenciadas com a autarquia e retornar com o comprovante.

O SAAE deslocou para este posto 15 servidores da Divisão de Tomadas de Controle e Contas (DTCC) mais uma assistente social, oferecendo diversos serviços, entre eles ligação de água e esgoto, desmembramento ou mudança de ligação, solicitação de atestados ou certidões de débitos, segunda via da conta, consulta de débitos, parcelamentos, revisão da conta e auxílio social.

Atendimento virtual
Nesta solenidade, o SAAE também inaugurou o seu novo site (www.saaesaocarlos.com.br), com um visual bem mais agradável e um mecanismo de navegação que permite maior agilidade na entrada dos links. Além de obter muitas informações sobre todos os trabalhos que estão sendo realizados pela autarquia, o usuário pode, por exemplo, emitir a segunda via de sua conta, que poderá ser quitada nos locais autorizados. “A internet tornou-se uma expressiva ferramenta de ajuda para nosso usuário, pois, através desta, ele pode obter a lista de documentos necessários para solicitar uma vistoria interna, aferição de hidrômetro ou troca de registro de cavalete, por exemplo”, analisou o diretor do SAAE.

Em parceria com o do Centro Eletrônico Bancário Industrial Ltda. (CEBI), de São Caetano, o SAAE estará instalando, em breve, um totem no Shopping Iguatemi São Carlos. Neste terminal, o usuário poderá obter várias informações sobre os serviços prestados pela autarquia, acompanhar as campanhas educativas que estão sendo desenvolvidas e emitir uma segunda via de sua conta, através de um toque direto na tela. “Além de diversas obras que estão espalhadas por nosso município, trabalhar nos projetos sociais que melhoram a vida de nosso servidor e de nosso usuário exercem um papel fundamental em nosso plano administrativo”, enfatizou Cotrim.

(17/04/07)