» FESTA JUNINA REÚNE CUIDADORES DA SAÚDE PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cuidadores em saúde, responsáveis pelo acompanhamento de pacientes com internação domiciliar, o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta, dia 22, no estacionamento do Centro Municipal de Especialidades (CEME), um Arraiá Junino.

O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, entre cuidadores do PAD, Programa DST/Aids, fonoaudiólogos e servidores da saúde, teve por objetivo promover a cidadania e estimular o vínculo afetivo, além de integrar cuidados, socializar e dinamizar o relacionamento entre servidores e cuidadores da saúde. “É também uma oportunidade de trazer alegria a essas pessoas que muitas vezes têm uma vida difícil ao ter dedicação plena aos enfermos”, explica Márcia Tane, uma das integrantes do PAD.

Os cuidadores (acompanhante do paciente domiciliar), funcionários e pacientes do PAD tiveram a oportunidade de mostrar sua criatividade e desenvoltura, participando do tradicional casamento caipira, quadrilha junina, além de degustar quitutes como bolo, pipoca, amendoim, doces, salgados, sucos, chá, leite e chocolate, entre outras comidas típicas tradicionais da festa junina.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, o evento traduz a atenção mais humanizada, com relaxamento, descontração e envolvimento com a equipe de trabalho de saúde. As dinâmicas são favoráveis aos cuidadores que, por terem atenção concentrada nos cuidados com o doente, em sua residência, acabam também muitas vezes ficando estressados e até mesmo doentes. Por isso é preciso trazê-los para atividades sadias que promovam a descontração e o relaxamento, e a idéia é sensibilizar também os outros membros da família do cuidador para que não haja uma sobrecarga de cuidados com paciente.

(22/06/07)