» PESQUISA PDF Imprimir E-mail


São Carlos está entre as melhores cidades para fazer carreira.

SÃO CARLOS ESTÁ NA 43ª CLASSIFICAÇÃO

O município de São Carlos se mantém entre as 100 melhores cidades do país para fazer carreira, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), encomendado pela revista Você S.A. e divulgado na edição de julho. Neste ano, São Carlos ficou na 43ª posição. Da região aparecem as cidades de Ribeirão Preto (19ª), Araraquara (50ª), Rio Claro (75ª) e Matão (91ª), que pela primeira vez entra na lista. Neste ano foram pesquisadas 139 cidades, contra 100 das pesquisas anteriores.

De acordo com a reportagem da revista, escrita por José Eduardo Costa, a formação profissional é um dos principais itens que os executivos de recursos humanos visam atualmente no mercado de trabalho. A cidade de São Paulo é a primeira colocada pelo sexto ano consecutivo, porém outras regiões do país oferecem condições para jovens profissionais fazerem carreira.

A metodologia da pesquisa trabalha com três indicadores: Educação, número de pessoas matriculadas, oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado; Vigor Econômico, medido pelo ISS e pelo PIB per capita; e Saúde, que leva em consideração o número de leitos e profissionais para cada 1.000 habitantes. Educação é o item mais importante, com peso 3, no entanto não é proporcional. Já o Vigor Econômico tem peso 2 e a Saúde peso 1, ambos são medidos proporcionalmente ao número de habitantes.

Embora a Educação São Carlos ostente uma das maiores relações professor-doutor por habitante do país, sendo um doutor para cada 180 habitantes, quando comparada a uma cidade como São Paulo possui um número inferior de professores doutores, por exemplo. Na Saúde, São Carlos enfrenta o problema da falta de leitos – o déficit do município, que atende seis cidades da região, é de 220 leitos.

Esse problema será equacionado com o funcionamento do Hospital-Escola Municipal, cujo primeiro módulo deve entrar em operação ainda neste ano, dentro das comemorações dos 150 anos de São Carlos, com 40 novos leitos. O segundo módulo, que custará R$ 41,5 milhões, e que deve ficar pronto até o final de 2008, terá mais 180 leitos, preenchendo o número de leitos necessários para o município.

Para o prefeito Newton Lima, a posição de São Carlos no ranking deve ser comemorada. O prefeito lembrou que em 2007 a pesquisa avaliou mais cidades, chegando a 139, quando nos anos anteriores eram avaliadas 100. “Comparativamente com o ano passado estamos muito bem, pois éramos a 36ª de 100 cidades, e agora somos a 43ª de 139”, destacou. “O Brasil muda, e com a expansão econômica que o país vive outras cidades foram levadas em consideração”, completou.

Newton destacou que São Carlos está bem cotada, como uma cidade que tem parques tecnológicos em expansão e novos empreendimentos. “Temos que comemorar porque São Carlos continua pontuada como uma das principais cidades para se constituir carreira no Brasil”, finalizou.

(31/07/07)