» FESTA DAS NAÇÕES PDF Imprimir E-mail


Homenagem à comunidade alemã começa nesta sexta.

FESTA ALEMÃ PROSSEGUE ATÉ DOMINGO COM DIVERSAS ATRAÇÕES

A abertura da “Festa das Nações: contribuição da comunidade de origem alemã” acontece nesta sexta, dia 26, às 19h, na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), onde serão instaladas barracas de alimentação típica e de artesanato. A festa faz parte das comemorações do sesquicentenário são-carlense, cumprindo a programação elaborada pela Prefeitura em parceria com a entidade São Carlos Presente e Futuro, e homenageia nesta edição a contribuição de alemães e seus descendentes para o desenvolvimento da cidade. Tanto no sábado como no domingo, as barracas de alimentação típica e de artesanato funcionam a partir das 16h.

Atrações
Na abertura, na sexta, se apresentam a Banda Marcial da Faber Castell e o Grupo de Dança Folclórica Sonnen Blume. A banda, orientada musicalmente e regida pelo maestro Robertinho Mori desde 1985, tocará seu vibrante repertório, e o tradicional grupo Sonnen Blume (“Os Girassóis”), da colônia alemã paulistana, formado por treze dançarinos, mostrará bailados típicos

No sábado, a primeira apresentação será do grupo Santa Olímpia de danças folclóricas (Gruppo Folkloristico Santa Olímpia), fundado há vinte anos com o objetivo de resgatar a cultura dos antepassados tiroleses do Bairro Santa Olímpia, de Piracicaba, que preserva bailados e vestuário típicos da região dos Alpes. Os trajes do grupo piracicabano são comuns a todas as regiões tirolesas e muito utilizados pelos grupos folclóricos que praticam o Schuhplattler, um sapateado de origem celta, mantido nas montanhas alpinas entre a Áustria, Itália e Alemanha.

O traje masculino é composto por uma calça até a altura do joelho, um suspensório, camisa, lenço, colete e meias brancas. O traje feminino é composto por uma camisa branca, com mangas bufantes, um corpete ligado a uma saia longa, avental e meias brancas. Uma das curiosidades do traje feminino encontra-se no avental: quando o laço é amarrado atrás, a mulher é casada; quando na frente, a mulher é solteira.

A segunda apresentação da noite será da Orquestra de Bandolins de São Paulo, a única no Brasil formada apenas por instrumentos de corda dedilhada. Foram imigrantes alemães que trouxeram essa modalidade de sua terra de origem. Criada em 1956, a orquestra toca obras barrocas e clássicas, além de música folclórica sul-americana.

No domingo, às 17h, Rodrigo Zanc, acompanhado de sua banda, apresenta o espetáculo “Pendenga”, baseado principalmente no repertório do CD com o mesmo nome. Apaixonado por música já na infância, Zanc dedica-se profissionalmente a ela desde 1996. Suas composições exploram a sonoridade da viola caipira de uma forma moderna e as letras abordam temas do cotidiano urbano com influências rurais.

As atrações culturais da Festa das Nações terminam com a apresentação do grupo paulistano Chucrut’s Band Show, que é conduzido pelo maestro Marcelo Porto e conta com 14 profissionais: cinco metais, guitarra, teclados, bateria, cantora e bailarinas. O repertório musical alemão do grupo é intercalado por uma seleção de ritmos vibrantes nacionais e internacionais.


Também no final de semana, na área da antiga Piscina Municipal, será realizada também a Exposição Nacional de Orquídeas e a Estação Leitura – Primeira Mostra de Literatura Infanto-Juvenil.

(24/10/07)