» VIGILÂNCIA IDENTIFICA FOCO DE PULGAS EM CONDOMÍNIO PDF Imprimir E-mail



A Vigilância Sanitária e a Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde receberam na última semana reclamação sobre infestação de pulgas no condomínio de chácaras Aracê de Santo Antonio, área nordeste da cidade. Uma equipe do controle de vetores da Vigilância Epidemiológica esteve no local com o propósito de identificar a situação, reunir, orientar os moradores e iniciar a imediata dedetização num foco localizado de pulgas na sede da associação dos moradores na entrada do condomínio, que reúne também uma sala de reforço escolar para 25 crianças dos 1º e 2º anos e 4ª, 5ª e 8ª série, além da alfabetização de adultos, coordenado pela ONG “Assistência Luz e Vida”.

Entretanto, representantes da associação dos moradores pediram que a reunião e o controle das pulgas só fosse feito nesta semana sob a alegação de que não haveria tempo hábil para avisar todos os moradores. Os agentes do controle de vetores, acompanhados do chefe da Seção de Combate a Zoonoses, Guilherme Marrara, e do administrador regional do Santa Felícia, Roberto Gomes da Silva, retornaram à sede da associação dos moradores na terça, dia 23, e finalmente puderam dar início à ação de dedetização das pulgas na sede da associação.

A equipe pôde identificar também que depois de cinco dias da reclamação, pelo fato de haver criação de animais no local, outras chácaras também já haviam registrado a presença das pulgas. Uma reunião deve acontecer no próximo fim de semana entre os moradores e a equipe da Vigilância Epidemiológica para que a Prefeitura possa fazer a orientação dos cerca de dois mil moradores sobre a forma correta de fazer a higienização das chácaras e o controle das pulgas.

Marlei Riélo, representante dos moradores, afirmou que a ação da Prefeitura no local foi a esperada. “O pronto atendimento da Prefeitura foi eficiente, não esqueceu o bairro e está trabalhando para resolver o problema”, disse. Guilherme Marrara reforça que o principal foco de pulgas está mesmo localizado na sede da associação dos moradores e explica que o trabalho de dedetização será feito em quatro etapas, num período de 30 dias.

“Inicialmente nós atingimos a larva e a pulga adulta, depois o alvo serão o ovo e as pulpas, mas o sucesso do trabalho depende da conscientização dos moradores com a manutenção permanente das chácaras, prendendo os cavalos e os bois e colocando anti-parasitários nos cachorros e gatos”, disse. Nas residências que têm quintal com terra, Marrara orienta a colocação de cal virgem (de construção) com água (sob a cal) para matar as pulgas e as larvas, já que uma só pulga pode gerar outras cinco mil. “As chuvas também devem contribuir para o controle da situação”, finaliza Marrara.

Prejuízo e desvalorização
Alguns moradores discordam de que haja uma infestação de pulgas em todo o condomínio. O aposentado Nilson José Rocetom, vizinho da sede da associação dos moradores, diz que “classificar um foco localizado como infestação está causando prejuízo para o nosso patrimônio”. O comerciante Osvaldo Santos endossa as reclamações ao lembrar que a associação não tem um presidente ativo neste momento e não fez nenhuma reunião com os moradores nos últimos dois anos.

“Eu prendo os meus cachorros, limpo minha chácara e acho que a Prefeitura também está fazendo a parte dela, o que eu acho errado é alguns tomarem medidas precipitadas dizendo que há infestação de pulgas por aqui, inclusive chamando a TV, fator que está desvalorizando o nosso comércio e as nossas chácaras”, desabafa Santos. Cumprida a etapa de dedetização na sede da associação dos moradores, as aulas na sala da ONG “Assistência Luz e Vida” serão retomadas imediatamente. Na presença de novos focos de pulgas os moradores devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica através do telefone 3307-7405.

(24/10/07)