» WORKSHOP REÚNE PROFISSIONAIS DE BIBLIOTECONOMIA PDF Imprimir E-mail



O Workshop “Biblioteca e a construção do conhecimento: da teoria à prática”, promovido nesta quinta, dia 25, pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), da Prefeitura, e BCO/UFSCar, na Biblioteca Pública Municipal “Amadeu Amaral”, reuniu profissionais da área para debater a gestão do conhecimento. Participaram deste evento, que integra o mês do Livro e da Biblioteca dentro do calendário de comemorações do aniversário de 150 de São Carlos, bibliotecários e funcionários do SIBI, da Biblioteca Comunitária da UFSCar, da USP e alunos do curso de biblioteconomia da UFSCar.

A Profª Drª Regina Célia Baptista Beluzzo, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru, ministrou a palestra que teve como enfoque a informação e o conhecimento na sociedade contemporânea, a relação sujeito/informação, a gestão do conhecimento nas unidades de informação e os projetos integrados de gestão do conhecimento. Segundo ela, é importante que os profissionais da área entendam a função social da informação, e que a biblioteca é um espaço voltado para a construção do conhecimento, contribuindo dessa forma com a sociedade.

Ela acredita que os bibliotecários devem fazer um papel de intermediação, oferecendo condições de integração e interação dos procedimentos com as demandas e necessidades da comunidade. “O objetivo desse evento é fazer os profissionais da área refletirem sobre seu papel. É necessário pensarmos numa nova relação com o usuário, apresentando formas alternativas de interação, já que hoje temos uma convergência muito grande de informação através de mídias como a internet, TV, rádio e outras”, completou.

A diretora do SIBI, Lourdes Moraes, revela que a realização do workshop faz parte da política adotada pela administração do prefeito Newton Lima, que desde 2001 busca a valorização dos funcionários municipais. “Essa administração tem investido não só no espaço e físico e no acervo das bibliotecas, mas também na capacitação de bibliotecários, atendentes, analistas de informática e outros. Isso tudo reflete na melhoria do atendimento à comunidade”, concluiu.

(25/10/07)