» POSSE CIESP PDF Imprimir E-mail


O prefeito Newton Lima participou da posse da nova diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), regional de São Carlos, cujo novo diretor é o empresário Ubiraci Moreno Pires Corrêa. Newton elogiou a gestão anterior, comandada por Sérgio Pepino, destacando a implantação da infra-estrutura nos dois distritos industriais da cidade. O prefeito ainda aproveitou a ocasião para reiterar o compromisso de lutar contra a instalação da Fundação Casa (ex-Febem) no município, onde o trabalho do NAI – Núcleo de Atendimento Integrado – é referência no atendimento a adolescentes em conflito com a lei.

PREFEITO DESTACA TRABALHO DESENVOLVIDO PELO NAI DURANTE POSSE

O prefeito Newton Lima participou da solenidade de posse da nova diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), regional de São Carlos, que tem como diretor o empresário Ubiraci Moreno Pires Corrêa. O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, também participou e proferiu palestra sobre os parques lineares e a revitalização da região central do município. Outras autoridades estiveram presentes, como o vice-prefeito de São Carlos, Emerson Pires Leal, os secretários Gilberto Perre, o deputado federal Lobbe Neto e o vereador Rubens Maciel, representando a Câmara Municipal.

Na oportunidade, o prefeito Newton Lima fez questão de elogiar a gestão de Sérgio Pepino, que entregou seu cargo durante a solenidade. “Tenho que render homenagens ao Sérgio, pois a Prefeitura não poderia ter feito tudo o que fez na área industrial sem a determinação e amor a São Carlos demonstrado pelo presidente do Ciesp”, comentou. “Foi um privilégio ter trabalho consigo, Sérgio”, afirmou o prefeito.

O prefeito citou como exemplo a infra-estrutura implantada nos dois distritos industriais do município, ambos criados antes de 2001 e que nunca haviam recebido a devida atenção do poder público. O “Miguel Abdelnur”, criado há 30 anos, somente foi pavimentado e recebeu infra-estrutura graças à parceria do poder Público com o Ciesp. O CEAT “Emílio Fehr” também estará com a drenagem e pavimentação implantadas no próximo ano, mas já recebeu iluminação, captação de água e esgoto e diversas outras melhorias.

Newton Lima salientou outros motivos que o município tem para comemorar na área industrial. “Estivemos recentemente na sede da Fiesp, em São Paulo, e formalizamos a construção de um Centro Educacional do Sesi no bairro Maria Stela Fagá”, lembrou. A escola atenderá 1.200 alunos e receberá investimentos de R$ 3,5 milhões da Fiesp e uma contrapartida da Prefeitura de R$ 1 milhão.

Ainda sobre as ações da Prefeitura no setor industrial, Newton Lima explicou que o “Espaço Empresarial Online”, desenvolvido pelo Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA), da Universidade de São Paulo (USP), em parceira com a Prefeitura, pode se tornar um exemplo para todo o Estado de São Paulo. O “Espaço Empresarial Online” será um portal que vai servir de base para empresas, pesquisadores e investidores buscarem informações, resolverem problemas via internet. “O governo eletrônico é uma nova era e São Carlos está na vanguarda”, comentou.

Segundo o prefeito, o secretário estadual de Trabalho e Emprego, Guilherme Afif Domingos, ficou impressionado com a qualidade do projeto apresentado durante a realização da audiência pública da Assembléia Legislativa, para discutir o Supersimples, no Ciesp de São Carlos. “Encontrei-me com o secretário após aquele evento e ele elogiou o trabalho que desenvolvemos”, contou.

Febem
O prefeito Newton Lima fez questão de registrar que, embora o município tenha muito para comemorar, também há problemas para serem resolvidos e situações a serem lamentadas. “Infelizmente a insensibilidade do governo do Estado em construir uma Febem em São Carlos é um dos fatos para lamentarmos”, ponderou. Ele recordou a experiência do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), reconhecida no Brasil e até no exterior. “O NAI é o contraponto à Febem e já provou que funciona”, destacou.

“Nós não merecemos esse ‘contra-presente’ no ano do Sesquicentenário”, acentuou Newton Lima. “Vamos lutar para que isso não aconteça, nem no distrito industrial e nem em qualquer outro terreno do município. Esse é um compromisso do prefeito com os empresários da nossa cidade”, frisou. O prefeito agradeceu ao diretor do Ciesp, Ubiraci, pelo seu comparecimento à audiência pública na Câmara Municipal que discutiu a instalação da Febem em São Carlos.

“Obrigado pela sua defesa e obrigado em nome da sociedade, não é o prefeito que agradece, mas a sociedade”, disse. Newton Lima também lembrou que o deputado Lobbe Neto enviou representante para essa audiência, mas que o deputado estadual Roberto Massafera fez questão de comparecer e se comprometeu a intermediar o assunto junto ao governo do Estado.

Newton Lima finalizou seu discurso convidando o Ciesp a integrar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, que está prestes a ser criado e que tem o objetivo de reunir toda a sociedade são-carlense para pensar o município para as próximas décadas. “Será um grande Conselho com a participação majoritária da sociedade e que irá planejar e traçar metas para São Carlos”, explicou.

(26/10/07)