» REDE MUNICIPAL DESENVOLVE O PROJETO MÚSICA EM MOVIMENTO PDF Imprimir E-mail



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está desenvolvendo em toda a rede (51 escolas municipais) o projeto “Música em Movimento”, cujo objetivo é educar pela linguagem. O projeto é uma parceria da Prefeitura com o Departamento de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que desde agosto vem capacitando 160 professores.

A capacitação acontece todas as terças, das 19h às 22h, na Escola Estadual Jesuíno de Arruda, onde os professores trabalham com um repertório infantil de caráter cultural utilizando músicas das culturas brasileira, africana e espanhola. Segundo a professora da rede municipal, Lívia Martucci, que coordena o projeto, o primeiro módulo termina agora no mês de novembro, tendo continuidade em 2008.

Na terça, dia 23, a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, esteve no curso de capacitação onde fez a entrega aos professores de um CD que será utilizado em sala de aula nas atividades propostas no curso para que possam ser efetivadas na prática, dentro do cotidiano escolar de cada unidade.

Segundo a professora da rede municipal, Lívia Martucci, coordenadora do projeto Música em Movimento, o CD é um material didático de uso exclusivo nas aulas do projeto. “É importante lembrar que esse CD é exclusivamente para fins didáticos, sendo proibidas reproduções e movimentações financeiras a partir dele, assim como deve ser de acervo exclusivo das unidades escolares, ficando disponível ao acesso de todos”, informou.

Música
O projeto de Educação Musical está inserido dentro do Programa de Arte-Educação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o qual visa garantir a oportunidade de acesso aos cidadãos à arte como linguagem expressiva e, também, como forma de conhecimento, oferecendo condições de compreensão sobre o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado, permitindo uma inserção social de forma mais ampla através da interação com todas as linguagens artísticas, no caso deste projeto, a música.

No âmbito da escola regular, musicalizar é proporcionar aos indivíduos ferramentas básicas para a compreensão e a utilização da linguagem musical. No que diz respeito ao processo de musicalização, há a construção do conhecimento musical que objetiva despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global dos seres humanos.

As atividades, geralmente, têm caráter lúdico para que o desenvolvimento e aperfeiçoamento de certas características sejam possíveis, tais como percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, entre outras.


Já a ludicidade funciona como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo. Assim, as crianças e adolescentes que acessarem esses conhecimentos possuirão uma capacidade e facilidade de distinguir as ondas sonoras, tantos as provindas de notas emitidas por instrumentos quanto por objetos.

(26/10/07)