» VIGILÂNCIA SANITÁRIA FISCALIZA CAIXAS DE LEITE LONGA VIDA PDF Imprimir E-mail



Cumprindo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 12 fiscais da Vigilância Sanitária de São Carlos deram início nesta sexta, dia 26, à fiscalização de embalagens dos leites integral longa vida Parmalat, Calu e Centenário em 400 estabelecimentos comerciais da cidade. A determinação da Anvisa é que as Vigilâncias Sanitárias de todo o país retirem do mercado os lotes de leite adulterados identificados pela operação Ouro Branco da Polícia Federal.

A interdição dos lotes de leite vendidos para várias empresas de todo o país foi decidida por representantes da Anvisa em reunião com a Polícia Federal e o Ministério Público na noite de quinta, dia 25, depois que um laudo apontou que o leite produzido nas cooperativas Copervale e Casmil (de Passos e Uberlândia, em Minas Gerais) continha soda cáustica e água oxigenada, produtos usados para aumentar o prazo de validade do leite.

Até o momento, 27 pessoas já foram detidas acusadas de participar da adulteração do leite e o engenheiro acusado de criar a fórmula com a soda cáustica e água oxigenada teve a prisão prorrogada pela justiça. Os consumidores devem estar atentos ao encontrar nos estabelecimentos comerciais os seguintes lotes de leite:



É importante ressaltar, entretanto, que apenas os lotes identificados pela Anvisa estão impróprios para consumo, por isso a população não precisa deixar de comprar produtos das marcas ou deixar de ter o leite em casa. O chefe da Divisão de Vigilância Sanitária de São Carlos, Eduardo Santini, explica que os fiscais estão realizando na cidade uma interdição preventiva dos lotes identificados pela Anvisa como suspeitos de adulteração.

Santini orienta que o consumidor que encontrar um leite longa vida referente aos lotes divulgados pela Anvisa “deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária para que os fiscais possam ir até o estabelecimento comercial e interditar o produto”. Até o final da tarde de sexta, dia 26, os fiscais da Vigilância Sanitária de São Carlos não haviam encontrado nenhum lote de leite longa vida relacionado pela Anvisa como suspeito de adulteração. Outras informações sobre os lotes de leite adulterado podem ser encontrados gratuitamente no disque saúde pelo telefone 0800611997 ou no site www.anvisa.gov.br. O telefone da Vigilância Sanitária em São Carlos é o 3372-5275.

(26/10/07)