» FESTA ALEMÃ AGITOU A PRAÇA DO MERCADO NO FIM DE SEMANA PDF Imprimir E-mail





A abertura da “Festa das Nações: contribuição da comunidade de origem alemã”, na noite da sexta, dia 26, foi feita pela Banda Marcial da Faber-Castell, regida pelo maestro Robertinho Mori. A banda tocou na inauguração da Exposição Nacional de Orquídeas, na Praça Pedro de Toledo, e depois, fazendo evoluções, acompanhou o córrego do Gregório e chegou à Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), onde estavam instaladas dezenas de barracas de alimentação típica e artesanato e o grande palco montado para a festa alemã.

A “Festa das Nações: contribuição da comunidade de origem alemã” integrou os festejos do sesquicentenário são-carlense, cumprindo a programação elaborada pela Prefeitura em parceria com a entidade São Carlos Presente e Futuro, que homenageou neste final de semana a contribuição de alemães e descendentes para o desenvolvimento da cidade. A movimentação em toda a Baixada do Gregório foi muito grande no final da semana. Além da festa alemã, na Praça do Mercado, foram realizadas também, na Praça Pedro de Toledo, na área da antiga Piscina Municipal, a Exposição Nacional de Orquídeas e a Estação Leitura – Primeira Mostra de Literatura Infanto-Juvenil.

Ainda na noite de sexta, houve uma apresentação do Grupo de Dança Folclórica Sonnen Blume (“Os Girassóis”), da colônia alemã paulistana, formado por treze dançarinos, que mostrou bailados típicos. No sábado, a primeira atração cultural foi a apresentação do grupo Santa Olímpia de danças folclóricas, fundado há vinte anos com o objetivo de resgatar a cultura dos antepassados tiroleses do Bairro Santa Olímpia, de Piracicaba.

Em seguida, o prefeito Newton Lima, acompanhado de sua esposa, Ana Lima, e do vice-prefeito, Emerson Pires Leal, fez um pronunciamento ressaltando a importância das homenagens que foram feitas desde novembro do ano passado aos diversos grupos nacionais que tanto contribuíram para a formação e desenvolvimento da cidade. Ele anunciou a programação de eventos comemorativos do aniversário da cidade no próximo fim de semana e antecipou que uma grande festa das nações, reunindo todos os povos, será realizada de 14 a 18 de novembro, no Pavilhão São Carlos Expo Show. Após a fala do prefeito houve a apresentação da Orquestra de Bandolins de São Paulo.

No final da tarde de domingo, Rodrigo Zanc e sua banda apresentaram o espetáculo “Pendenga”, baseado no CD do artista com o mesmo nome. As atrações culturais da festa terminaram com o grupo paulistano Chucrut’s Band Show, conduzido pelo maestro Marcelo Porto, que tocou musica alemã ao lado de uma seleção de ritmos vibrantes nacionais e internacionais.

(29/10/07)