» PARADA PEDAGÓGICA OFERECE OFICINAS E PALESTRA SOBRE O ECA PDF Imprimir E-mail



Professores e educadores vinculados ao Departamento de Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Carlos participaram na sexta, dia 26, no CEMEI “Maria Alice Vaz Macedo”, de oficinas de confecção de materiais diversos a partir da utilização de sucata, e de palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), durante a Parada Pedagógica do mês de outubro. O evento, organizado pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura juntamente com os diretores e diretoras dos Centros Municipais de Educação Infantil, reuniu aproximadamente 460 profissionais.

Oficinas
Das oficinas de materiais diversos com a utilização de sucata, participaram 200 professores e educadores que atendem crianças com idade entre 4 meses e 3 anos. Na abertura foi exibida a mensagem “Menestrel”, de Willian Shakespeare, interpretada por Moacir Reis, e em seguida houve uma atividade física com exercícios de alongamento e relaxamento, sob orientação da professora Daisy Papalardo.

Foram organizadas cinco oficinas com os temas natal, jogos e brincadeiras, caixas de história e fantoches, papietagem e confecção de sofás e bancos com a utilização de garrafas PET. A partir de trabalhos realizados pela própria rede municipal, os profissionais da Educação Infantil confeccionaram diversos materiais, aprenderam técnicas e trocaram experiências com a confecção e exposição de seus próprios trabalhos.

Formação ECA
Os professores que atendem crianças de 3 a 5 anos participaram da formação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizado no salão de festas da Igreja São José, ministrada por Sônia Almeida (assessora de Educação Especial) e Carina Dantas (assessora de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente). A formação para os 260 professores é o desdobramento do lançamento do ECA, realizado em junho passado, posteriormente à entrega de um exemplar para cada um dos educadores da rede municipal de ensino.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, e o diretor do Departamento de Educação Infantil, José Maria Loureiro Diniz, estiveram nos dois locais durante a Parada Pedagógica. Géria agradeceu a participação de todos, ressaltando a importância do envolvimento de cada um. “Vocês são fundamentais dentro da política pública de atendimento à criança e ao adolescente implantada no nosso governo”, disse a secretária.

Aos professores que participaram da formação do ECA, Géria fez questão de deixar clara a posição da administração municipal, em especial do prefeito Newton Lima, contrária à instalação em São Carlos de uma unidade da Fundação Casa, antiga Febem. “O governador do Estado, José Serra, quer enfiar goela abaixo, sem discutir com a comunidade e com as autoridades constituídas do município, uma unidade da Fundação Casa. Nós não queremos isso, até porque temos em São Carlos a experiência bem-sucedida do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI)”, finalizou.

(30/10/07)