» PROFISSIONAIS DE SAÚDE INICIAM TRABALHO NO HOSPITAL-ESCOLA PDF Imprimir E-mail




Os 64 funcionários que compõem as equipes de referência que irão atuar no Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” estão recebendo, nesta semana, a capacitação intensiva no modelo de atenção, treinamento para atendimento de urgência e emergência e uso dos equipamentos instalados no hospital. Na segunda, dia 29, eles já haviam sido apresentados ao reitor da UFSCar Oswaldo Baptista Duarte Filho, ao secretário municipal de Saúde Arthur Pereira, ao presidente do Conselho Administrativo da SAHUDES Celso Pedrino e ao diretor técnico do hospital, Gilson Caleman.

Na prática, os médicos (socorristas, clínicos e radiologistas), enfermeiros, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e radiologia e auxiliares administrativos já iniciaram os primeiros trabalhos no hospital que será inaugurado pelo prefeito Newton Lima e pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão neste sábado, dia 3 de novembro, às 10h, e abre as portas para atendimento ao público na segunda, dia 5 de novembro.

A capacitação dos profissionais está sendo desenvolvida por meio de palestras e orientações técnicas pela equipe de gestão do Hospital-Escola e por profissionais da área de saúde da UFSCar e da Secretaria Municipal de Saúde.
Oswaldo Baptista Duarte Filho, reitor da UFSCar, parceira da Prefeitura na consolidação da Rede Escola de Cuidado à Saúde, lembra que “colocar um hospital em funcionamento é um grande desafio, mas também a oportunidade de fazer a história dos avanços no atendimento à saúde da população e consolidar a parceria da universidade, que já tem uma intensa atividade na área de saúde com o município”.

Para o reitor, a parceria é uma ajuda mútua com colaboração e troca de experiências na área de saúde e um movimento importante na formação dos alunos do curso de medicina da UFSCar. “Tenho certeza de que a população será a maior beneficiada porque terá um hospital-escola com tecnologias e nova concepção dos cursos de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional que serão melhorados e intensificados”, frisa Duarte Filho.

Celso Pedrino explica que a SAHUDES está intensificando os últimos preparativos para a inauguração do hospital e comemora a definição do quadro de funcionários que compõem o hospital. “Nós tivemos a felicidade de escolher um corpo de profissionais engajados com o serviço de saúde e com boa qualificação profissional e estamos prontos para atender a nossa população de maneira integrada com a Santa Casa e a UFSCar, que têm nos ajudado inclusive nas nossas primeiras ações aqui no hospital com uma parceria de irmandade e institucional, nos tranqüilizando na formação de uma simbiose que vai somar esforços na assistência à saúde do município”.

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, informa que o hospital estará aberto à visitação pública no sábado, dia 3, para que o são-carlense possa conhecer o grande presente da Prefeitura para a população na comemoração do sesquicentenário da cidade. “O hospital integra a Rede Escola de Cuidado à Saúde e os diferentes serviços de saúde existentes em nosso município, pois é um marco importante na promoção de cuidado à saúde das pessoas e das famílias através das equipes de referência multidisciplinares de saúde do hospital”, afirma.

(30/10/07)