» SÃO CARLOS FAZ A MELHOR CAMPANHA EM JOGOS ABERTOS PDF Imprimir E-mail



Com as duas medalhas de Ouro, 3 de Prata e 6 de Bronze conquistadas nos 71º Jogos Abertos do Interior, que foram disputados de 15 a 28 de outubro na cidade de Praia Grande, São Carlos terminou a competição com a melhor campanha de todos os tempos. Na classificação final, São Carlos somou 27 pontos, ficando na 22ª colocação, à frente de outras cidades importantes como Araraquara, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente, Limeira e Marília. No quadro de medalhas, São Carlos terminou na 31ª colocação, ficando à frente de Rio Claro, Taubaté, Araçatuba, Limeira, Bauru, Catanduva, Barueri, Presidente Prudente, Sertãozinho e outras.

Os atletas PPD – Pessoas Portadoras de Deficiência – foram os que mais conseguiram medalhas para São Carlos nestes Jogos Abertos. A Natação masculino PPD trouxe 7 medalhas: Henrique Sacomano Nasser foi medalha de Ouro na prova dos 100m Livre categoria S4, e Bronze nos 50m Costas e 50m Livre, Tiago Luiz Moda foi Bronze 50m Peito categoria S5, Valdecir Eduardo Félix foi Bronze nos 50m Costas categoria S6 e Guilherme Aparecido Confella que foi medalha de Bronze nas provas de 50m Costas e 50m Livre categoria B12.

O Karatê masculino conquistou o troféu de Prata, o único para cidade de São Carlos nestes Abertos. As medalhas conquistadas por Adriano Wada Niro (Ouro categoria Médio) no Shiai Kumite, Jéferson da Rocha Dedé (Prata categoria Meio-Médio), José Eduardo da Silva – Fumaça (Bronze por categoria Pena), a 5ª colocação de Carlos Reinaldo Mattos na categoria Open e a 5ª colocação ajudaram São Carlos somar 30 pontos, sagrando-se assim vice-campeã da modalidade, atrás apenas de Santos, que ficou com 36 pontos.

Algumas modalidades não conquistaram medalha, mas somaram pontos importantes que ajudaram na classificação final, casos da Ginástica Artística feminino que terminou na 6ª colocação, do Handebol masculino da 1ª Divisão que foi o 5º colocado, do Vôlei masculino que foi o 7º colocado, do Vôlei feminino que foi 5º colocado e do Handebol feminino que foi 7º colocado. Geraldo Costa Dias Junior, chefe da delegação nos Jogos Abertos em Praia Grande, avalia que foi boa a participação de São Carlos na competição. “Com um pouco mais de investimento e planejamento das equipes, nós poderemos conseguir resultados melhores”, enfatizou.

Para Geraldinho a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo precisa mudar os critérios e reorganizar tanto os Jogos Regionais quanto os Jogos Abertos do Interior. “É preciso que se tenha clareza de objetivos e finalidades a respeito dos jogos. A intenção é valorizar o trabalho de base que é feito em algumas cidades, como é o caso de São Carlos, ou estimular que as cidades contratem atletas para lutarem pelo titulo de campeão”, concluiu.



(30/10/07)