» METAS MILÊNIO PDF Imprimir E-mail

Prefeito participa de seminário da ONU.



PREFEITO APRESENTA NÚMEROS POSITIVOS EM SEMINÁRIO DA ONU

O prefeito Newton Lima participou nesta terça, dia 30, do seminário “A Região Central e as Metas do Milênio da ONU”. O evento reuniu especialistas como Eva Rux, coordenadora da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil, e Ana Rosa Soares, oficial responsável no PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) da ONU. Participaram ainda o representante da Fundação Seade, Paulo Jannuzzi, e o representante da Prefeitura de Belo Horizonte, Railander Quintão, além do coordenador do Núcleo de Apoio a Políticas Públicas (NAPP).

Newton Lima fez uma palestra com o título “São Carlos e as Metas do Milênio: balanço, prioridades e estratégias municipais”. O programa da ONU, chamado “Nós Podemos”, destaca “8 jeitos de mudar o mundo”, entre eles estão “Acabar com a Fome e a Miséria”, “Educação Básica de Qualidade para Todos”, “Igualdade Entre Sexos e Valorização da Mulher”, além de outros.

O prefeito apontou que em São Carlos são processadas 63 toneladas por ano de alimentos recuperados. Os programas de complementação de renda fornecem atualmente, com números fechados em 2006, 5.726 benefícios. Em 2001 eram 35 benefícios. “Quando eu assumi em 2001 as famílias recebiam um sopão distribuído em garrafas pets”, lembrou.

Na área da Educação o prefeito apresentou o número de professores da rede municipal de ensino. Em 2005 eram 979, contra 532 em 2001. O número de crianças matriculadas em 2001 era 646, em 2006 já eram 2.491. A redução da mortalidade é outro ponto a comemorar, em 2006 o índice era de 9,2 óbitos por 1.000 nascidos vivos. “Nossa prioridade é chegar a 8 por 1.000”. “A saúde da mulher é outro ponto que cuidamos e a prioridade é oferecer sete ou mais consultas por gestante”, disse.

No quesito “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”, o prefeito lembrou da elaboração do Plano Municipal Integrado de Segurança Pública, que reduziu o número de homicídios, roubos e furtos. “O NAI é outra experiência maravilhosa que o governo do Estado quer abafar com a instalação de uma Febem em nossa cidade”, salientou. O prefeito pediu ainda o apoio de todas as autoridades presentes para auxiliar na tarefa de bloquear a instalação da unidade em São Carlos.

(30/10/07)