» EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: PROFESSORES RECEBEM CERTIFICADOS PDF Imprimir E-mail



Os professores da rede municipal de ensino receberam na quarta, dia 31, no anfiteatro Jorge Caron na USP, durante a abertura do workshop “Educação de Trânsito”, o certificado do curso de formação para professores multiplicadores do Programa de Educação Trânsito Seguro (PETS) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Escola Municipal de Governo da Prefeitura, coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC).

O curso com 30 horas/aulas teve a participação de 120 profissionais da área da educação e envolveu desde o professor de educação infantil, ensino fundamental e médio, além de diretores e coordenadores das unidades escolares. “Nesse curso os professores têm a oportunidade de discutir questões do trânsito e como abordar o assunto com seus alunos em sala de aula, assumindo assim o papel de agente multiplicador, disseminando os conceitos aprendidos dentro da sua escola, envolvendo também os outros professores e a comunidade escolar como um todo”, explicou Christiana Lemos Barbato, chefe da Divisão de Ações Comunitárias e Educação para o Trânsito.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, educação para o trânsito tem que fazer parte das atividades nas escolas assim como a educação ambiental. “Com certeza no próximo ano essa parceria continua e o número de participantes vai ser maior ainda. Fico feliz em ver os trabalhos feitos nas escolas e o entrosamento dos nossos professores com a equipe do PETS. Além do curso a equipe da Secretaria de Transporte também realiza visitas técnicas nas escolas e o Projeto Criança Viva levando teatro de fantoche, vídeos e dinâmicas que envolvem completamente as crianças”.

O secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles, agradeceu o apoio da Secretaria de Educação e da Escola Municipal de Governo pelo apoio que ambas vêm dando na realização de cursos e atividades relacionadas à educação para o trânsito. “Ano passado levamos o PETS para 7 creches municipais, 1 Escola Municipal de Educação Básica (EMEBs), 20 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) e tivemos a participação de 84 professores multiplicadores. Já nesse ano a participação foi 43% maior, envolvendo 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), 5 EMEBS e 120 professores”.

Reconhecimento nacional
Meirelles lembrou, também, que por três anos consecutivos São Carlos conquistou reconhecimento nacional no Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito. “Ano passado a estudante Andréia Cristina Carlino do curso de Letras da UFSCar ficou em 2º lugar na categoria aluno universitário. Em 2005, São Carlos conquistou o reconhecimento nacional por ter sido o município brasileiro com o maior número de trabalhos desenvolvidos e inscritos no V Prêmio Denatran. Já em 2004, o aluno Lucas Henrique de Araújo, da Escola Estadual Luiz Augusto de Oliveira, foi o vencedor da etapa sudeste e teve seu desenho utilizado em todo material de divulgação do prêmio no ano seguinte”, explicou.

Na abertura do evento, os alunos da EMEB Angelina Dagnone de Melo, coordenados pela professora Rosely Aparecida de Oliveira, fizeram uma apresentação de teatro com o tema “placas de sinalização e seus significados”. Os colaboradores do PETS Paulo Cilas Raimundo, Daniel Gatti Robles e Antônio Carlos João receberam placas de agradecimento pelo trabalho realizado. Já os deficientes visuais Ailton Alves Guimarães e Josiane Alves Guimarães que também participaram do curso receberam uma homenagem do secretário Ricardo Meirelles.

As professoras que mais se destacaram no decorrer do curso também receberam brindes da secretária Geria Montanari. Já os certificados do curso foram entregues pela coordenadora da Escola Municipal de Governo, Elisete Pedrazzani.

Workshop
O workshop “Educadores de Trânsito” conta com a exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos da rede municipal durante esse ano. O objetivo do evento é a integração e a troca direta de informações entre os profissionais envolvidos na educação de trânsito, através da troca de experiências de suas atividades.

(01/11/07)