» PARQUE ECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail

Filhote de urso-de-óculos é exposto ao público.



ELEIÇÃO VAI ESCOLHER O NOME DO FILHOTE

Depois de muita espera e paciência, os visitantes do Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, de São Carlos, poderão conhecer o mais novo representante de uma espécie de urso em extinção no mundo. Nascido em 5 de junho deste ano, após uma gestação de 7 meses, o filhote, que agora sabe-se que é um machinho, pôde finalmente aparecer após ser censurado várias vezes por sua mãe, a ursa Princesa, uma mãe ursa zelosa e responsável por um grande número de filhotes espalhados pelo Brasil.

O ursinho, que ainda não tem nome, vem para ajudar na preservação da espécie dos ursos-de-óculos, conhecido pelos pesquisadores como Tremarctus ornatus e, na língua dos povos andinos, ucamari. A espécie era facilmente encontrada nas florestas equatoriais úmidas e nas encostas da cordilheira dos Andes, do norte da Argentina até a Venezuela, porém devido à caça e destruição de seu habitat já desapareceu de grande parte de sua área original.

O diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani, explica que a espécie está entre as muitas com situação de ameaça descrita pela IUCN, um órgão internacional que lista e define estratégias para a proteção de espécies no mundo. Um macho de urso de óculos pode atingir até 250 quilos e, quando em pé, chega a quase 2,5 metros.

Quando há a reprodução, o Parque Ecológico se preocupa com a preservação da espécie. Para isso, distribui os ursinhos criteriosamente para outros jardins zoológicos. Alguns filhotes que nasceram em São Carlos hoje habitam parques de São Paulo, Curitiba e Salvador. Nesse último, por exemplo, está a única fêmea, que já é mãe também.

Depois que o Parque Ecológico decidiu trabalhar com ursos-de-óculos, os números da espécie duplicaram no país, segundo dados da Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB), entidade que coordena o trabalho dos zôos brasileiros. Até alguns anos atrás, o animal estava restrito ao Zoológico de Porto Alegre (RS), inclusive de onde veio a mãe do filhote que nasceu no Parque Ecológico. Atualmente, sete zoológicos brasileiros possuem esses exemplares. Todos os alojados no Brasil estão registrados no Plano Internacional para a Conservação dos Ursos de Óculos, sediado em Frankfurt, na Alemanha.

Eleição
Ainda neste mês, quando São Carlos comemora seus 150 anos, será organizada uma eleição com visitantes do parque para escolher o nome do filhote de urso. O filhote permanecerá no zoológico de São Carlos, até se tornar independente. Depois será enviado para outra instituição, ajudando assim na sua preservação integrada.

(06/11/07)