» ARBORIZAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Decreto estimula plantio de árvores em área urbana.



PREFEITO QUER QUE REPARTIÇÕES MUNICIPAIS PLANTEM ÁRVORES

Um decreto assinado pelo prefeito Newton Lima e publicado no Diário Oficial do Município de terça, dia 6, quer estimular as repartições públicas municipais, da administração direta e indireta, a plantar árvores no passeio público à frente do prédio, assim como em seu interior. Um dos objetivos do município é suprir a deficiência de árvores na área urbana de São Carlos, garantindo um clima agradável e dando sua parcela de contribuição no combate ao aquecimento global. Além do plantio, os integrantes da repartição deverão garantir a correta manutenção das árvores, além de cuidar das que já existem.

Segundo o decreto, as unidades administrativas deverão, até o dia 28 de fevereiro de 2008, buscar orientação junto às secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Obras e Serviços Públicos para a verificação das condições de plantio. As secretarias, por meio dos seus departamentos de Política Ambiental e Serviços Públicos, terão a incumbência de prover as condições para o plantio e os cuidados necessários para que a árvore atinja a idade adulta. “Cada unidade administrativa deverá promover a sensibilização de seus funcionários e seus principais usuários para a boa qualidade de vida na área urbana”, resume o artigo 4º do decreto.

Para o diretor de Política Ambiental Paulo Mancini, a administração do prefeito Newton Lima tenta corrigir o enorme passivo ambiental deixado por administrações que o antecederam. “O Poder Executivo tem procurado recuperar o déficit de arborização da cidade nos últimos anos. A Prefeitura já fez o plantio de 160 mil árvores em seis anos e meio de governo, sendo 35 mil só na região urbana, mas estamos perseguindo a meta que é 200 mil mudas até o final de 2008”, informa.

Mancini espera que essa iniciativa sirva de estímulo a alguns segmentos da população que encaram as árvores como produtoras de sujeira devido à queda das folhas. “Árvore é sinônimo de qualidade de vida em áreas urbanas”, afirma.

Ações
O prefeito Newton Lima lembra de outras ações que são promovidas por São Carlos para estimular a preservação do verde na cidade. Uma delas é o “Incentivo Ambiental”, que concede desconto no IPTU para as pessoas que plantarem ou mantiverem árvores e áreas permeáveis em suas residências. “Temos o programa ‘Rua Viva’, uma ação direta da Prefeitura para aumentar o número de árvores em São Carlos”, disse. Ele recordou ainda a recuperação ambiental das nascentes do município, que além de organizar as áreas plantou centenas de mudas de plantas nativas.

Árvores imunes de corte
Seguindo a filosofia da preservação ambiental como qualidade de vida para as futuras gerações, o prefeito Newton Lima, em outubro, declarou imunes de corte vários exemplares de árvores no município. A iniciativa leva em consideração a importância das árvores para a manutenção das condições ambientais favoráveis à boa qualidade de vida na cidade e no campo, a relevância ecológica de indivíduos ou espécies de árvores para a conservação da diversidade e sustentabilidade da população de São Carlos.

Com o decreto do prefeito Newton Lima, ficam imunes de corte um coité ou cuieira, com nome científico crescentia cujete L., da família bignoniaceae, com idade aproximada de 25 anos, localizada em área verde junto ao Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”, com frente para a rua Luís Vaz de Camões; uma seringueira (hevea brasiliensis, da família euphorbiaceae), com idade aproximada de 50 anos, na rua Conde do Pinhal em frente ao prédio do antigo Instituto Adolfo Lutz, atualmente Universidade Aberta do Brasil – campus São Carlos e Espaço Braile e outros três exemplares de seringueira se encontram na Praça Paulino Carlos (Jardim Público) junto à rua Conde do Pinhal, praticamente em frente à Universidade Aberta do Brasil.

A preservação dos exemplares se justifica especialmente pela possibilidade que eles oferecem para a educação ambiental de nossa cidade, e também como uma homenagem de São Carlos, que firmou em 2004 um termo de compromisso com o Greenpeace como “Cidade Amiga da Amazônia”. Para o prefeito Newton Lima, “nossa cidade foi completamente maltratada até 2000, em diversos aspectos, e um deles foi o corte indiscriminado de árvores, por isso todas as nossas ações visam a preservação das áreas verdes”, comenta.

(07/11/07)