» MOSTRA DE FINAL DE ANO DOS CRAS COMEÇA NESTA QUARTA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizam o “CRAS Mostra”, uma feira com exposições e demonstrações dos cursos que estão sendo desenvolvido nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e centros comunitários do município. A feira começa nesta quarta, dia 21, das 13h30 às 17h, no Centro Comunitário do Castelo Branco (rua Giuseppe Nastri, 121) e tem continuidade em mais quatros centros comunitários. Essa mostra tem como objetivo oferecer um momento de integração entre a comunidade e o CRAS e mostrar à população quanta coisa interessante pode ser feita.

Segundo a monitora de arte-educação Ligia de Souza Gomes, a mostra de final de ano dos CRAS é uma proposta de evento que pretende reunir em um só dia todas as pessoas que freqüentaram as unidades dos CRAS durante o segundo semestre de 2007. Nesse dia, cada grupo terá a oportunidade de apresentar o trabalho realizado bem como conhecer o trabalho produzido por outros grupos. Desta forma será possível que cada participante tenha uma compreensão maior do significado desses espaços em seus bairros.

“Em um levantamento realizado em 2005, tivemos conhecimento que uma média de 2.000 pessoas passavam pelas atividades dos centros comunitários todo mês. Com a implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), o crescente investimento que vem sendo feito na diversificação de atividades oferecidas à população nessas unidades e com o início da implantação dos CRAS em algumas delas, temos hoje uma média de 5 mil pessoas freqüentando nossas atividades todo mês”, acrescenta Lígia.

A sugestão do “CRAS Mostra” é ajudar a população a compreender que os CRAS e centros comunitários são espaços que devem ser usados. “A população costuma ter uma relação muito positiva com o espaço dos CRAS, mas não tem a dimensão de tudo o que é desenvolvido dentro daquela unidade e do potencial que isto pode representar para o bairro. Acreditamos ser importante realizar cada vez mais momentos de integração coletiva da população e da equipe para que possamos fortalecer a imagem do CRAS como um espaço de todos vinculado ao principal objetivo da proteção social básica, que é o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, ressalta a secretária de Cidadania e Assistência Social Maria de Fátima Piccin da Silva.

No “CRAS Mostra” cada grupo terá um espaço para apresentar com cartazes e outros recursos que achar necessário o seu trabalho. Todos os grupos dos CRAS serão convidados a participar. Quem tiver realizado algum produto, como é o caso das oficinas de artesanato, por exemplo, poderá fazer uma exposição. Já os grupos que não têm produtos (futebol, ginástica, outros cursos da FESC, MOVA/EJA, etc.), poderão relatar às pessoas o que foi realizado naquele semestre e o que aprenderam.

Além da feira, a população será convidada a realizar um alongamento coletivo orientado pelo educador físico da unidade. Em seguida, o Programa Ciranda Cultural apresentará o resultado das oficinas culturais ocorridas no local e ainda teremos mais uma apresentação cultural convidada de outro bairro. Desta forma a população poderá conhecer outra linguagem artística.

Confira os locais:
21/11 - das 13h30 às 17h – Centro Comunitário Castelo Branco (localizado na rua Giuseppe Nastri, 121, Castelo Branco). Apresentação cultural: circo e jazz.
23/11 - das 13h30 às 17h – CRAS Vila São José (localizado na rua Porto Rico, 1446, Nova Estância). Apresentação cultural: flauta, violão e grafite.
28/11 - das 13h30 às 17h – CRAS Santa Felícia (localizado à Rua José Quatrochi, 140, Arnon de Mello). Apresentação cultural: dança de rua e instrumentos construídos com materiais do dia a dia.
29/11 - das 13h30 às 17h – Centro Comunitário Maria Stella Fagá (localizado na rua Carlos D. dos Santos, 35, Maria Stella Fagá). Apresentação cultural: teatro, teatro de bonecos, dança e violão.
30/11 - das 13h30 às 17h - ECO Gonzaga (localizado na av. Maranhão, 35, Jardim Gonzaga). Apresentação cultural: flauta, circo, dança de rua e grafite.

(20/11/07)