» “AÇÕES EM REDE” REALIZA ENCONTRO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail



O projeto “Ações em Rede”, desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura de São Carlos, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Volkswagen, realizou nesta terça, dia 20, no salão da Diretoria Regional de Ensino, o encontro de final do ano de 2007 dos grupos Gestor, Referência e Irradiação.

Participaram do encontro a coordenadora do programa Ações em Rede, Maria José Reginato, os formadores Antonio Sérgio Gonçalves e Marilda Ferraz Ribeiro Maraes, a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, os diretores de Educação Infantil e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), José Maria Loureiro Diniz e Lourdes Moraes, e a coordenadora do Programa Escola de Família, Maria Silvia Olívio de Souza.

Durante o encontro foram lidos os diários de bordo dos grupos Referência e Irradiação, e apresentadas as sínteses elaboradas pelos três grupos a respeito do projeto “Ações em Rede”. O Grupo Gestor, que conta com membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Diretoria Regional de Ensino, apresentou dados sistematizados pela Equipe de Monitoramento e Avaliação do Programa Território Escola (Cenpec).

A secretária Géria Montanari explicou aos presentes o que é a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), da qual São Carlos é integrante, e as principais ações desenvolvidas na rede municipal de ensino. “Nós mostramos tudo aquilo que é desenvolvido na nossa rede e o comprometimento do município de São Carlos com as ações de uma cidade educadora”, ressaltou.

Projeto
O Ações em Rede é desenvolvido em São Carlos desde 2005 através de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Infância e Juventude, Cidadania e Assistência Social, Saúde, Fundação Educacional São Carlos (FESC), Guarda Municipal, Diretoria Regional de Ensino, igrejas evangélicas e católicas, Grupo Recreativo “Acadêmicos do Aracy”, ONG Espaço Cidadão, Congregação Salesianos, Conselho Tutelar e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Fundação Volkswagen, cuja proposta é adensar e fortalecer as ações governamentais e não governamentais de caráter educativo, existentes num território, a favor da educação integral de crianças e adolescentes.

Para ser implementado, o Ações em Rede prevê a organização de dois grupos, por adesão. São eles: o Grupo Gestor, formado por representantes de diferentes secretarias do município, responsável pela constituição e apoio ao Grupo Referência. Este último é formado por lideranças locais como gestores de escolas, creches, ONGs, líderes comunitários, representantes de grupos juvenis, policiais, técnicos da Vara da Infância e outros. Sua perspectiva é constituir uma rede de relações entre seus participantes, numa atuação em parceria, tendo em vista otimizar e ampliar os espaços e projetos educativos oferecidos à infância e à juventude da comunidade.

Para isso concorrem a educação escolar, considerada central no desenvolvimento da cidadania, bem como os outros espaços de aprendizagem do território. A opção pelo município de São Carlos, como referência piloto de um projeto desta natureza, se deve à determinação política desta Prefeitura no atendimento a crianças e adolescentes, fazendo jus, inclusive, ao Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

O espaço indicado pela Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude para o desenvolvimento do projeto piloto foi o bairro de Cidade Aracy por ser uma região carente que conta com alguns elementos mobilizadores para esse objetivo, como a existência de grupos organizados, como associações, ongs, etc.

Em 2007 foi implementado o Grupo Irradiação com atuação na região do bairro Santa Felícia com a coordenação da SMEC, do Cenpec e do Grupo Gestor, tendo como objetivo formar gestores de escolas municipais, na concepção do Ações em Rede, para a elaboração de projetos integrados das escolas com as instituições governamentais e não governamentais locais, socializando a experiência do projeto na Cidade Aracy.

(20/11/07)