» PRÉ-CONFERÊNCIA ABORDOU O PAPEL DA UFSCAR NA EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail



A II Pré-Conferência Municipal de Educação, realizada na noite de terça, dia 20, no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro (ICIB), contou com a palestra “O compromisso e o papel da UFSCar em relação à educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Oswaldo Baptista Duarte Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para dar inicio ao evento aconteceu uma apresentação com os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) “Casa Amarela”, com a dança Maculelê, e “Vicente Paulo Rocha Keppe”, que declamaram a poesia “pernas para que te quero”, de autoria da poetisa Célia Aparecida Pereira, que é professora da Rede Municipal de Ensino.

Com salão lotado, o reitor contou um pouco da trajetória da universidade, desde a sua criação em 1970, destacando a vocação da instituição na formação de professores, que vem da época do inicio das suas atividades com o curso de licenciatura em ciências. Duarte Filho falou sobre os 37 cursos de graduação presenciais existentes na UFSCar, que para o vestibular de 2008 abrirá 1,5 mil vagas. Ele mencionou ainda os 29 programas de pós-graduação que inclui 30 cursos de mestrado e 20 de doutorado.

“As pessoas têm a imagem que a universidade só cuida da educação superior, e isso não é real. Nós temos toda uma preocupação com a formação de profissionais, que é a missão da instituição, mas fazemos isso para todos os níveis de ensino”, disse o reitor. Ele ressaltou ainda que a UFSCar tem atualmente nove cursos de licenciatura e, em 2008, serão mais 12 na área de formação de professores, inclusive no período noturno, nos campus de São Carlos, Araras e Sorocaba, além do ensino à distância, com os cursos de pedagogia e educação musical, bem como em projetos na parte da educação continuada.

Segundo o reitor é importante que os professores da rede saibam que a universidade tem como ajudá-los através do Portal do Professor no site www.ufscar.br e no núcleo de formação de professores que deverá inaugurar em março de 2008. Nesse espaço, os professores poderão produzir material didático, discutir pesquisa relativa ao ensino/aprendizagem, novas metodologias de ensino e sistemas de avaliação, junto com os docentes da UFSCar.

Quanto à contribuição da UFSCar para o Plano Municipal de Educação, Duarte Filho enfatiza que é “colocando à disposição tudo aquilo que é desenvolvido na universidade em termos de conhecimento na área de ensino, as novas metodologias que são desenvolvidas, os professores, os equipamentos e os projetos que são extremamente importantes, além de participação no processo de discussão para a sua elaboração”, concluiu.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, as duas Pré-Conferências, a primeira que tratou do financiamento da educação, com a presença da delegada regional do Ministério da Educação (MEC) no Estado de São Paulo, Iara Bernardi, e essa segunda sobre a participação da UFSCar na educação do país, com o reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho, foram extremamente importantes para a Conferência Municipal de Educação que acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. “As duas Pré-Conferências foram bastante proveitosas e nos ajudarão na discussão da elaboração do Plano Municipal de Educação que pretendemos implantar em São Carlos”, finalizou.

(21/11/07)