» GUARDAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CURSO DE FOTOGRAFIA NA LATA PDF Imprimir E-mail

Guardas aprendem o método da fotografia na lata para transmiti-lo às crianças.
Dezesseis Guardas Municipais participam, até domingo (25), do curso “Girassóis Mágicos” de fotografia em lata. A atividade, coordenada pelos professores Márcio Camboa e Hugo Félix, é mais uma atividade que visa multiplicar os conhecimentos dos guardas que têm a missão de transmiti-los aos alunos das escolas municipais e aos patrulheiros.

A foto na lata é um método simples utilizado para fotografar pessoas e objetos, basta utilizar uma lata média, de biscoito ou leite, filme e muita imaginação.

Segundo Camboa, a fotografia na lata é um dos princípios básicos da evolução da foto, mas que possui uma linguagem subliminar a ser transmitida às crianças. “A fotografia na lata transporta a criança à construção e à percepção do mundo. É sinônimo de tradução e preservação da história, em que a criança faz descobertas significativas e as levará para toda a vida”, acredita.

O professor observa que iniciativas desse gênero que a guarda irá aplicar com as crianças tem uma importância fundamental para o seu início da formação intelectual. “São atividades simples, que num primeiro momento aparentam pouco significado, mas que no futuro podem ser importantes para a contenção da violência”, afirma.

Esse curso soma-se ao que os guardas municipais já fizeram nesse ano de prevenção de uso de drogas a ser aplicado aos alunos da rede municipal de ensino. “Trabalhando as crianças com atividades lúdicas e mostrando os males que as drogas causam agimos na prevenção e na diminuição da delinqüência entre jovens”, disse o comandante da Guarda Municipal, João Jacintho do Amaral.

(23/11/07)