» FÓRUM REGIONAL EM ARARAQUARA DEBATEU A LEI MARIA DA PENHA PDF Imprimir E-mail

A Seção de Atendimento à Mulher, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, participou na quinta, dia 22, em Araraquara, do “Fórum Regional sobre a Lei Maria da Penha e a Violência Contra as Mulheres”, que teve como objetivo debater a implementação da lei em nossa região, reunindo todos os profissionais envolvidos no atendimento às mulheres vítimas de violência.

Estiveram presentes várias autoridades, entre elas a secretária-adjunta da Secretaria Especial de Política para as Mulheres do governo federal, Teresa Nascimento Sousa, e representantes de seis cidades da região como São Carlos, Boa Esperança do Sul, Dourado, Matão, Rincão e Araraquara.

“Participaram cerca de 40 pessoas de São Carlos, principalmente representantes da Rede de Atendimento à Mulher, composta por Programa de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Casa Abrigo, Balcão de Empregos, Profissionais da Saúde e Educação, Defensoria Pública, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e as mulheres da comunidade que fazem parte dos grupos de mulheres”, disse a chefe da seção, Raquel Auxiliadora dos Santos.

A Lei Maria da Penha completou um ano no dia 7 de agosto, data em que foi sancionada pelo presidente Lula. Em âmbito nacional, um dos grandes desafios é a implementação da lei, o que demanda a articulação dos serviços para a sua efetivação com a questão da violência doméstica. “A cada 4 minutos, uma mulher sofre violência doméstica no Brasil. A grande maioria, 70%, é cometida por companheiros e namorados. Hoje, existe um Disque Denúncia, o 180, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Nesse telefone as mulheres podem obter informações e fazer denúncias”, explica Raquel Auxiliadora dos Santos.

O Fórum Regional sobre a Lei Maria da Penha foi uma demanda da II Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, que ocorreu em abril e deliberou pela realização do Fórum. A proposta é que ele seja itinerante e periódico, por isso a próxima edição, inicialmente prevista para fevereiro, será em São Carlos.

(27/11/07)