» ATENDIMENTO ANTI-RÁBICO SERÁ DESCENTRALIZADO EM 2008 PDF Imprimir E-mail



A Secretaria Municipal de Saúde vai descentralizar o atendimento anti-rábico que hoje é feito exclusivamente na Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Carlos. A partir do dia 2 de janeiro de 2008, além da Vigilância Epidemiológica todas as 24 unidades de saúde do município vão fazer o atendimento anti-rábico, com o objetivo de facilitar o acesso evitando grandes deslocamentos e proporcionando atendimento integral aos usuários do sistema municipal de saúde agredidos por animais potencialmente transmissores da raiva (cães e gatos).

A ação, coordenada pelo Departamento de Atenção Básica de Saúde (DAB), busca também incrementar esse tipo de atendimento possibilitando maior resolutividade e maior eficiência no monitoramento dos casos. Vale ressaltar que a avaliação de cada caso sobre a necessidade ou não da vacina específica será feita na própria unidade de saúde, que também a aplicará. Já o soro continuará a ser feito no Serviço de Urgência da Santa Casa, por motivo de segurança no caso de haver reação anafilática.

Para que os objetivos da Secretaria de Saúde possam ser alcançados, clínicos gerais, pediatras, médicos de família, enfermeiros, administradores regionais e agentes comunitários de saúde estão sendo preparados através de um processo de capacitação para as ações de profilaxia da raiva humana, investigação epidemiológica e de avaliação dos ferimentos, acompanhamento e observação dos animais agressores potencialmente transmissores da raiva, organização do fluxo de atendimento das notificações e do fluxo de distribuição do soro anti-rábico, entre outros procedimentos.

A chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica Edél Zóia explica que existe uma série de ações que já vêm sendo desenvolvidas dentro do Programa de Controle da Raiva do município, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a União Internacional de Proteção dos Animais (UIPA). “Existe o Programa de Posse Responsável, elemento fundamental e de extrema importância na prevenção à raiva de animais e conseqüentemente à raiva humana. Sem contar o programa de Castração de Baixo Custo e a Campanha de Vacinação Animal canina e felina realizada anualmente”, destacou.

Edel informa também que ao longo do ano são enviadas para análise no Instituto Pasteur, em São Paulo, amostras de cabeças de cães e gatos e outras espécies como morcegos e cabeças de gado.

Treinamento
Cerca de 50 profissionais de enfermagem e 50 médicos já receberam o treinamento, que teve a participação da Drª Neide Takaoka, diretora do Instituto Pasteur em ações de capacitação no atendimento e avaliação clínica no momento da mordida ou arranhadura dos animais, além de informações sobre como e quando aplicar a vacina, sinais e sintomas da raiva e processo de notificação do registro de casos de raiva humana.

A capacitação dos agentes comunitários de saúde que vão ajudar no processo de orientação da população sobre a observação e comportamento dos animais nas residências termina nesta quarta, dia 28, completando o ciclo de treinamento de toda a equipe de saúde. Neste ano, até o momento, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos já notificou 304 atendimentos anti-rábicos.

(27/11/07)