» EDUCAÇÃO E CULTURA: CONFERÊNCIAS NESTA SEXTA E SÁBADO PDF Imprimir E-mail

Conferências vão debater os rumos da educação e da cultura em São Carlos.
Nesta sexta, dia 30, e sábado, dia 1º, na E.E. Álvaro Guião, acontecem simultaneamente as Conferências Municipais de Educação e de Cultura promovidas pela Prefeitura, evento que integra as comemorações do sesquicentenário da cidade. O evento será aberto na noite desta sexta, dia 30, com a presença de diversas autoridades. Apresentam-se a Orquestra Experimental da UFSCar e o Coral Música em Movimento, dos professores da rede municipal.

Em seguida, o Prof. e filósofo Heitor Gaudenci Júnior, secretário municipal de Educação e Cultura de Piracicaba (2001-2004), vai proferir a palestra “Gestão Pública da Educação e Cultura”. A IV Conferência de Educação visa definir as metas e prioridades do Plano Municipal de Educação (PME), e a II Conferência de Cultura pretende discutir o acesso, o fomento e a formação para a consolidação da atividade cultural no município.

No sábado, dia 1º, a partir das 8h30, acontece a recepção e inscrição para as duas Conferências; às 9h os participantes assistem uma apresentação cultural com o Coral Bem-Te-Vi, da Prefeitura, e em seguida cada um vai para a Conferência na qual se inscreveu. A secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, convida toda a população para participar das conferências. “Espero que todos possam participar de forma efetiva das conferências, em especial a da Educação, que visa tirar proposta do nosso Plano Municipal de Educação, instrumento que dará suporte à educação no município nos próximos 10 anos”, concluiu.

Conferência de Educação: 10h – Apresentação e discussão dos dados sobre a situação da educação no município de São Carlos, com o Prof. Dr. Jorge Oishi, do Departamento de Estatística da UFSCar e a secretária municipal de Educação e Cultura de São Carlos, Géria Montanari. À tarde, serão formados grupos de trabalho para a discussão de metas para a educação em São Carlos; 16h30 acontece o Café com Arte e às 17h a Plenária de Encerramento.

Conferência de Cultura: 10h – Palestra e debate com André Galvão de França, coordenador da Incubadora de Projetos Culturais da Secretaria de Cultura de Londrina/PR e do Conselho Municipal de Cultura com o tema “Organização do Processo Cultura – Gestão Pública Compartilhada”. No período da tarde estarão reunidos os seguintes grupos de trabalho: 1 – meios de comunicação e cultura: dinamismo para divulgação integrada; 2 – reivindicação popular para a cultura: estrutura e organização para o fomento; 3 – arte-educação no ensino formal e informal. Às 16h30, participação do Café com Arte junto com a Conferência da Educação e logo em seguida a Plenária de Encerramento.

(30/11/07)