» TERRITÓRIO ESCOLA PDF Imprimir E-mail
Seminário encerra atividades do programa.





SEMINÁRIO ENCERROU ATIVIDADES DO PROGRAMA EM SÃO CARLOS

Foi realizado na tarde desta quarta, dia 6, no auditório do CDCC/USP, o Seminário Programa Território Escola, que encerra as atividades desenvolvidas no município por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Fundação Volkswagen e a Diretoria Regional. Antes da abertura do evento aconteceu a apresentação musical do Coral Infantil do Projeto da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), formado por alunos da EMEB “Artur Natalino Deriggi”.

A mesa da cerimônia de abertura foi formada pela secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, que representou o prefeito Newton Lima (PT), o presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano, a diretora presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elizabeth Márcia Martucci, a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) de São Carlos, Lourdes Moraes, a diretora Regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, a coordenadora do Programa Território Escola – Cenpec, Vera Lúcia Moreira e a coordenadora da Fundação Volkswagen, Sheila Viana.

Os participantes do Seminário assistiram a um vídeo mostrando um pouco das atividades dos projetos desenvolvidos no município: Entre na Roda, Leitura e Escrita, Ações em Rede, entre outros. Em seguida, Marina Silveira Palhares, da UFSCar e ex-secretária municipal de Educação e Cultura de São Carlos (2001-2004), proferiu a palestra “Cidade Educadora – universidade, escola e comunidade”.

A coordenadora do Programa Território Escola – Cenpec destacou o trabalho integrado desenvolvido entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Diretoria Regional de Ensino. “É importante ressaltar a integração que houve em São Carlos no sentido de se trabalhar em favor da educação. É por isso que o programa teve esse grande sucesso”, acrescentou Vera Lúcia.

Géria Montanari disse que São Carlos, como cidade pertencente à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), encerra o ano com grande produtividade na área da educação. Ela agradeceu a parceria com o Cenpec e a Fundação Volkswagen, que possibilitou a implantação de programas e projetos que visam a melhoria da qualidade de ensino nas redes municipal e estadual. “Como uma cidade educadora, São Carlos tem feito todos os esforços para trabalhar em rede, evitando que se faça uma coisa separada da outra, e assim os objetivos propostos são alcançados mais facilmente”, revelou Géria.

A secretária Géria mencionou a IV Conferência Municipal de Educação, realizada na semana passada com a presença de diversos segmentos ligados ao ensino no município. “Desta conferência nós tiramos as diretrizes para o Plano Municipal de Educação (PME), instrumento que dará suporte à educação no município nos próximos 10 anos”, finalizou.

Território Escola
Coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Território Escola é um programa em favor da educação integral da criança e do adolescente que busca integrar a escola e comunidade por meio de várias ações e projetos.

No município de São Carlos, em parceria com a Fundação Volkswagen foram desenvolvidos três projetos, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Ações em Rede (a favor da educação integral de crianças e adolescentes), com três grupos de trabalho - Grupo Gestor (com representantes oficiais das instituições envolvidas), Grupo Referência (constituído por pessoas e instituições da grande região do Cidade Aracy) e o Grupo Irradiação (constituído por pessoas e instituições da região do Santa Felícia). O projeto foi implantado em 2005 e completa três anos de atividade em 2007, sob a coordenação do Cenpec, tem grandes parceiros: Diretoria de Ensino de São Carlos, Espaço Cidadão, Secretaria da Infância e Juventude, Secretaria de Saúde, FESC, AABB entre muitos outros.

Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade (projeto desenvolvido nos anos de 2005 e 2006 no Bairro Cidade Aracy e atualmente, em 2007, tem dois grandes grupos envolvendo toda a rede de ensino municipal e estadual – Fundamental e Infantil.

Brincar: o brinquedo e a brincadeira na rotina da Educação Infantil, com uma primeira turma em 2007. Além desses projetos a Diretoria de Ensino coordena no município os Projetos Estudar pra Valer - aprendizagem de leitura, escrita e matemática. Em 2007 está encerrando o Projeto Ações em Rede com a presença do Cenpec, mas ele vai continuar com o trabalho e o empenho do Grupo Gestor.

(06/12/07)