» CIÊNCIA & TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail


Vice-prefeito é eleito presidente do Comciti.

EMERSON LEAL TERÁ MANDATO DE DOIS ANOS

Eleito por unanimidade, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Emerson Leal é o primeiro presidente do Comciti (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos). A eleição aconteceu na primeira reunião do grupo, na quinta, dia 6. Emerson e os conselheiros que comporão o Comciti terão mandato de dois anos, sendo permitida a recondução por mais um ano. “Pelo próprio histórico de dedicação à ciência, nada mais justo que elegermos o professor Emerson como o primeiro presidente do Comciti”, disse Sylvio Goulart Rosa Júnior, presidente do Parqtec São Carlos.

A função de conselheiro não será remunerada, já que é considerada de relevante interesse público. As reuniões serão mensais e extraordinárias, quando houver a convocação do presidente. “A criação do conselho municipal vem ao encontro de outro importante acontecimento, que foi a escolha de São Carlos para ocupar uma vaga no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. As discussões que nascerão na cidade poderão ser levadas à apreciação do conselho, em Brasília. Portanto, a cidade ganha um peso importante com a existência do Comciti”, observa Leal.

A reunião também contou com a participação do assessor de Relações Institucionais da Prefeitura, Yashiro Yamamoto, que sugeriu a retomada do Prêmio Municipal de Ciência e Tecnologia, que reconheceu o trabalho de pesquisadores e professores de 2000 a 2004. “É um prêmio que valoriza a pesquisa e o pesquisador, daí a importância de refletirmos e debatermos sobre a retomada desse projeto”, destaca.

Na oportunidade, Yashiro deu explicações a respeito dos investimentos que devem ser feitos para a idealização do Galpão da Ciência “Professor Mário Tolentino”. “O objetivo da Prefeitura é instalar um Museu da Ciência em São Carlos, com predominância para a Matemática e Física. Devem ser instalados diversos experimentos com conhecimentos do nível, principalmente, do Ensino Médio. Devem ser instalados experimentos que permitam a interação, uma forma de facilitar a compreensão das leis da física”, completa.

Comciti
Trata-se de um órgão de caráter consultivo e fiscalizador de participação direta da comunidade. Instituições como USP, UFSCar, Unicep, ParqTec, Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes (Cedin), Embrapa e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) fazem parte do conselho, que terá como principais objetivos fortalecer e ampliar a base técnico-científica existente em São Carlos, assim como melhorar as condições de vida da população, notadamente em assuntos referentes aos padrões de saúde, educação, habitação, transporte e meio ambiente.

Dentre as 12 competências estabelecidas pelo Comciti destacam-se o acompanhamento da formulação de diretrizes e a promoção de atividades que visem o desenvolvimento científico e tecnológico. A organização de plenárias e audiências públicas, quando necessário, para a discussão de diretrizes e projetos relacionados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Fiscalizar a aplicação dos recursos concedidos ao Fundo Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação é outra atribuição do conselho. A segunda reunião está programada a acontecer na segunda quinzena de janeiro de 2008.

(07/12/07)