» 150 ANOS: EXPOSIÇÃO MOSTRA A RIQUEZA CULTURAL DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


A exposição fotográfica “São Carlos de Todos os Povos: 150 Anos”, com curadoria e fotos de Emidio Luisi, será aberta às 20h da próxima quarta, dia 12, na Estação Cultura (Praça Antônio Prado s/n – plataforma da antiga Estação Ferroviária), e poderá ser visitada até 1º de junho de 2008. A mostra integra as comemorações do sesquicentenário da cidade e registra, em cinqüenta painéis contendo fotografias atuais e imagens históricas, os hábitos, os costumes, as festas, a culinária, os tipos físicos, a arte e o modo de vida dos muitos povos e etnias que compõem a riqueza cultural de São Carlos.

Promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Pró-Memória, a exposição faz parte de um projeto mais amplo, iniciado em 2005, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O objetivo central da iniciativa é recuperar e preservar a memória local através do reconhecimento da riqueza patrimonial e cultural construída ao longo do tempo pelos povos que vieram e permaneceram na cidade. Assim as gerações atuais e futuras poderão valorizar melhor os antepassados que ajudaram na sua formação.

O prefeito Newton Lima lembra que este projeto “representa não apenas uma reunião de esforços para que a história de São Carlos continue a ser preservada, mas também um compromisso com a valorização de nossa riqueza patrimonial e cultural construída, ao longo desses 150 anos, por tantas mãos de tantas gerações de cidadãos são-carlenses”.

Patrocinado pelo Banco Fibra e pela Tapetes São Carlos, o projeto tem como produtos finais, além da exposição fotográfica, a edição de um livro-católogo e o lançamento de campanha para aquisição de acervo histórico, além de ter realizado pesquisas documentais, coletado vários depoimentos e oferecido à comunidade curso de preservação e conservação fotográfica e workshop sobre etnofotografia.

Na noite da abertura da exposição, na Estação Cultura, a Prefeitura e a editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) farão o lançamento do livro “São Carlos contada em histórias”, resultado das oficinas de redação e ilustração realizadas em 2004 pelo projeto História dos Bairros. A EdUFSCar também exporá e colocará à venda os 14 novos títulos da coleção Nossa História, que tem como objetivo contribuir para a difusão e o incremento dos estudos sobre São Carlos e região, cujo lançamento será feito às 20h da terça, dia 11, na sede Avenida do São Carlos Clube (Avenida São Carlos, 1.919).

Os novos títulos, lançados em comemoração ao sesquicentenário são-carlense, são: Almanach de 1894, Almanáque de S. Carlos: 1905, Almanach de S. Carlos para 1915, Almanach-Album de São Carlos: 1916-1917, Almanack de S. Carlos: 1927, Almanack Annuario de S. Carlos: 1928, Postais do Tempo, Caminhos do Tempo, Imprensa São-carlense: 1876-1995, Estudo crítico sobre o clima da região de São Carlos, Café e indústria — São Carlos 1850-1950 – 3ª ed., História da Saúde em São Carlos, O Jardim Público de São Carlos do Pinhal e São Carlos na esteira do tempo.

Curador
Emidio Luisi, italiano radicado no Brasil, começou a fotografar na década de 70, especializando-se em fotojornalismo, espetáculos de teatro e dança, ensaios etnofotográficos e pessoais. Coordenou os Projetos “São Carlos 145 Anos” e “Imagens dos Bairros de São Carlos” a convite da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

Ele comenta que, nas fotografias que fez para a atual exposição, privilegiou as imagens de pessoas, “pois foi através do trabalho das pessoas que esta cidade, nascida das sesmarias, evoluiu para um pólo tecnológico e de ciência refinada”, o que destaca a sua peculiaridade, “a de ser uma cidade que consegue ser moderna sem perder suas origens”.

(07/12/07)