» LANÇADOS 14 NOVOS TÍTULOS DA COLEÇÃO “NOSSA HISTÓRIA” PDF Imprimir E-mail





Centenas de pessoas participaram na terça, dia 11, na sede Avenida do São Carlos Clube, do lançamento de 14 novos títulos da coleção Nossa História, da editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, e da entrega de medalhas do sesquicentenário são-carlense.

Os pronunciamentos da cerimônia de lançamento dos livros foram abertos pelo diretor da EdUFSCar, Oswaldo Mário Serra Truzzi, para quem “a publicação dessas obras e sua difusão pelas escolas e bibliotecas de nossa cidade contribuirão para a afirmação da cidadania em nosso município, pois penso que é conhecendo nosso passado e as lutas que tivemos que enfrentar ao longo de nossa história, e aprendendo com elas, é que podemos nos identificar e nos interessar pelo local em que vivemos, e assim assumir nossas responsabilidades de cidadão para com o presente e o futuro dessa terra onde nascemos e criamos raízes”.

O diretor da EdUFSCar concluiu sua fala com uma série de agradecimentos aos diversos partícipes da iniciativa e, em especial, “ao prefeito Newton Lima que, todos sabemos, é o principal responsável por tudo isso”. Newton Lima encerrou a cerimônia do lançamento das obras destacando a grande importância da parceria com a EdUFSCar e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, possibilitando a edição de documentos tão valiosos para perpetuar a memória são-carlense.

Em seguida, entregou dezenas de medalhas comemorativas do sesquicentenário, começando por autores dos livros presentes e por familiares dos falecidos. Também receberam medalhas, entre outros, profissionais da imprensa, integrantes da comissão de festejos dos 150 anos, patrocinadores das comemorações e personalidades que têm ajudado a difundir o nome de São Carlos no país e no exterior.

Coleção Nossa História
Lançados agora em comemoração aos 150 anos da cidade, os 14 novos títulos da coleção Nossa História, que tem como objetivo contribuir para a difusão e o incremento dos estudos sobre São Carlos e região, são: Almanach de 1894, Almanáque de S. Carlos: 1905, Almanach de S. Carlos para 1915, Almanach-Album de São Carlos: 1916-1917, Almanack de S. Carlos: 1927, Almanack Annuario de S. Carlos: 1928, Postais do Tempo, Caminhos do tempo, Imprensa São-Carlense: 1876-1995, Estudo crítico sobre o clima da região de São Carlos, Café e indústria – São Carlos 1850-1950 – 3.º ed., História da Saúde em São Carlos, O Jardim Público de São Carlos do Pinhal e São Carlos na esteira do tempo.

(12/12/07)