» FEBRE AMARELA PDF Imprimir E-mail

Vacina gratuita na UBS Vila São José.



UNIDADE DE SAÚDE DA VILA SÃO JOSÉ ESTÁ APLICANDO VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos tem recebido nos últimos dias ligações de diversos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que pretendem se deslocar para outros estados do país neste mês e estão preocupados com o aumento de casos de febre amarela registrados desde o início do ano nas regiões Norte e Centro-oeste do Brasil.

Com o objetivo de orientar e prevenir a doença, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos está disponibilizando gratuitamente a vacina contra a febre amarela. A vacinação deve ser feita 10 dias antes de a pessoa viajar, tempo suficiente para o desenvolvimento de anticorpos específicos e de proteção do organismo contra a doença. Quem for se deslocar para regiões de mata do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Maranhão, região oeste do Piauí e Minas Gerais, região sudoeste da Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul deve tomar a vacina contra a doença. Vale lembrar que nas cidades do interior paulista o risco de transmissão está localizado na zona rural.

Por ser unidade de referência, a vacina contra a febre amarela, em São Carlos, está sendo feita exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São José, de segunda a sexta-feira das 7 às 12h e das 13 às 16 h. Para tomar a vacina não é necessário encaminhamento médico, basta o cidadão chegar à unidade de saúde e informar o destino de sua viagem que as enfermeiras estão treinadas para orientar, avaliar e vacinar se a vacina estiver indicada. A vacina protege a pessoa contra a febre amarela pelo período de 10 anos.

A procura tem aumentado a cada dia, e a unidade de saúde da Vila São José tem recebido uma média de 80 pessoas/dia para tomar a vacina contra a febre amarela, doença característica da região de mata e que tem como hospedeiros naturais os macacos e mosquitos. No Brasil geralmente a febre amarela é adquirida quando uma pessoa não imunizada entra em áreas de transmissão silvestre (regiões de cerrado e floresta).

“É importante que as pessoas se previnam tomando a vacina para não ficar doentes e também não trazer a febre amarela para a nossa região. Mesmo as pessoas que vão viajar antes de 10 dias também podem tomar a vacina”, diz Edel Zóia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Relação dos Estados e Municípios incluídos como áreas de risco

Conheça os sintomas
Os principais sintomas da febre amarela são: febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor-de-cabeça, dor muscular, cansaço e calafrios. Se evoluída para a forma grave a febre reaparece e a pessoa passa a apresentar dor abdominal, diarréia e vômitos e surgem icterícia (olhos amarelados) e manifestações hemorrágicas como sangramentos no nariz e gengivas, além do funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins.

No aparecimento destes sintomas a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica de São Carlos pelo telefone 3307-7405.

(09/01/08)

SECRETARIA TRANQÜILIZA POPULAÇÃO SOBRE FEBRE AMARELA

Devido à grande procura pela vacina contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos orienta a população no sentido de que se o cidadão não for viajar para as áreas de risco de contrair a febre amarela não há necessidade de procurar a Unidade de Saúde da Vila São José para tomar a vacina.

Estimulada pela divulgação na imprensa das notícias de morte de macacos com suspeita de febre amarela e registro de casos da doença em turistas desde o início do ano nas regiões Norte e Centro-oeste do Brasil a população tem lotado a unidade de saúde da Vila São José para tomar a vacina, ocasionando filas e demandando uma aquisição maior de vacinas pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos (Vigep).

A média de aplicação de vacinas contra a febre amarela, que estava em torno de 150 doses/mês, passou para 200 vacinas em apenas um dia, a última segunda-feira, causando impacto significativo no estoque regular da vacina na Vigep, podendo gerar o desabastecimento.

A vacina contra a febre amarela, em São Carlos, está sendo feita exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São José, por ser unidade de referência. Ela é disponibilizada gratuitamente e protege a pessoa contra a febre amarela pelo período de 10 anos e deve ser feita 10 dias antes de a pessoa viajar, tempo suficiente para o desenvolvimento de anticorpos específicos e de proteção do organismo contra a doença.

Atualização 15/01/08