» SAAE ASSINA CONTRATO PARA MELHORAR SISTEMA DE ESGOTO DO PARQUE FEHR PDF Imprimir E-mail



O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eduardo Cotrim, e o secretário-executivo do comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, Braz Passalacqua, assinaram na última quinta-feira (10) o contrato de financiamento para melhorar o sistema de esgoto da região do Parque Fehr, visando proteger o córrego do Sítio Rancho Alegre. Este recurso será destinado a fundo perdido (não reembolsável) proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

A proposta é construir um emissário de esgoto, sendo que 76% do valor desta obra será investido pela Fehidro e o restante (24%) pela autarquia da Prefeitura. “Este projeto irá eliminar duas estações elevatórias, melhorando consideravelmente as condições ambientais desta importante região da cidade”, destaca Cotrim.

A elevatória do Parque Fehr foi projetada para bombear o esgoto de 929 lotes, atendendo, atualmente, mais 1.915 lotes do Jardim Embaré. A outra elevatória é responsável por 193 lotes do Residencial Montreal e mais 315 do Residencial Quebec. Com a sobrecarga de trabalho e o terreno arenoso, estas estações apresentam muitas infiltrações, que danificam constantemente o sistema mecânico responsável pelo refluxo do esgoto. “Esta obra também desafoga o coletor da avenida Miguel Petroni, onde estamos projetando uma elevatória com dimensionamento adequado, gradeamento eficiente e caixa de retenção de areia”, adianta o diretor do SAAE. “Todo esse esgoto desta parte da cidade, que tem aproximadamente 16 mil habitantes, será transportado para a futura ETE, que irá melhorar todo o ecossistema da bacia Tietê-Jacaré”, complementa.

(11/01/08)