» PARQUE ECOLÓGICO É OPÇÃO DE DIVERSÃO NAS FÉRIAS PDF Imprimir E-mail


Onça-pintada e o lobo-guará: espécies que podem ser visitadas no Parque Ecológico.

O Parque Ecológico de São Carlos (PESC), da Prefeitura Municipal, continua sendo uma boa opção de diversão nas férias de janeiro. O local, que recebe a visita anual de 200 mil pessoas, abriga mais de 900 animais, muitos deles, como o mico-leão-dourado, o lobo-guará, a onça-pintada, entre outros, ameaçados de extinção devido à caça e à destruição do meio ambiente. “Nesse período o movimento no parque é constante, da abertura até o final da tarde, inclusive de turistas que visitam a cidade e ficam impressionados com a beleza do lugar”, explica o diretor do Parque, Fernando Magnani.

Quem costuma visitar o parque, este ano encontrará uma grande novidade: o berçário “Ninho da Vida”. Inaugurado em dezembro do ano passado, o visitante poderá acompanhar os procedimentos que são adotados para o cuidado com os animais recém-nascidos. O berçário é capaz de acolher entre 100 e 150 filhotes e é voltado ao público infantil. “As crianças podem acompanhar o trabalho que é desenvolvido no berçário pelos biólogos e veterinários, pois a nossa intenção é desenvolver entre as crianças a consciência de preservação da fauna e da flora”, ressalta Magnani.

Infra-estrutura – Para oferecer mais conforto ao visitante, o PESC conta com um amplo estacionamento, parque infantil com brinquedos em madeira, sanitários, lanchonete e uma loja em que os interessados podem adquirir souvenirs alusivos ao parque. Tanto a lanchonete quanto a loja são administradas pela Sociedade Amigos do Parque Ecológico e a renda obtida em ambas é destinada à compra de materiais usados na manutenção do recinto.

Situado às margens da estrada municipal Guilherme Scatena (acesso à Fazenda Canchim, da Embrapa), com placas indicativas na rodovia Washington Luís, km 235, o Parque Ecológico é um zoológico com um formato diferenciado. Além de manter a filosofia de trabalhar e pesquisar espécies de animais brasileiras, possui amplos recintos que tentam reproduzir o ambiente do animal para dar maior conforto e facilitar a educação e a reprodução.

O Parque recebe visitantes de terça a domingo, das 8h às 16h30. Excursões devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (16) 3361-4456 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

(14/01/08)