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Pedido de remissão de dívida faz aumentar atendimentos.



PROCESSOS CHEGAM A SESSENTA POR DIA

Inaugurado em abril de 2007, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realiza de 180 a 220 atendimentos por dia. São resolvidos casos de parcelamento de dívida, pedido de ligação de água, aferição de hidrômetro, revisão de conta, entre outros. Depois do evento realizado no último domingo na Estação Comunitária do Jardim Gonzaga, quando a Prefeitura e o SAAE explicaram aos moradores a remissão de dívida e a tarifa social, o atendimento aumentou consideravelmente, declarou Heleni Gomes, assistente social do SAAE. “Estamos trabalhando aos sábados e até domingos, mas está sendo recompensador”, ela complementa.

Iniciativas do SAAE, a tarifa social e a remissão de dívida buscam proporcionar à população carente o acesso à água. Transformados em lei em dezembro do ano passado, os benefícios são concedidos mediante alguns critérios que foram explicados aos moradores na reunião do final de semana no Jardim Gonzaga, bairro com maior número de pessoas que têm débitos com o SAAE. Além dele, Santa Angelina, Cidade Aracy e Santa Maria II também são bairros com sérios problemas de dívidas com a autarquia.

“Há pessoas que devem 50, 60, 80 mil reais para o SAAE e jamais conseguiriam pagar”, explica Heleni. “Essa é uma oportunidade única de a pessoa resolver problemas históricos, pagar dívidas impagáveis!”, enfatiza a assistente social. Segundo Donizeti Marino, gerente do SAU, o parcelamento sempre existiu. “Desde novembro de 2006, ele passou a ser de 36 vezes. Hoje o parcelamento para pessoa física é de 72 vezes e, para pessoa jurídica, de 120 vezes. Há várias empresas em São Carlos que também devem para o SAAE”, afirma Donizeti.

Os processos para pedido de remissão de dívida chegam a 60 por dia, segundo as atendentes do SAU. “Há muita gente que chora aqui no balcão. Vem para pedir o parcelamento ou a tarifa social – em que se paga 1/3 da água que se gasta – e acaba descobrindo que tem direito à remissão da dívida”, conta o gerente.

Benefícios
Para Heleni Gomes, a tarifa social e a remissão de dívida fazem parte de uma rede de benefícios – composta também pelo desconto tarifário, cedido pela CPFL, e pela isenção do IPTU a famílias, em casos específicos. Sem falar, é claro, dos programas de complementação de renda, como o Bolsa-Família. Atualmente, em São Carlos, 5 mil famílias são beneficiadas por esses programas e agora também poderão ter direito à tarifa social ou à remissão de dívida com o SAAE.

Donizeti alerta, porém, que, apesar da satisfação em ver que a população de baixa renda está sendo atendida em suas necessidades básicas, a análise desses processos é muito rigorosa, criteriosa. “Tudo está sendo muito bem checado, pois já houve tentativas de fraude. Fazemos até entrevistas e visitas à casa das pessoas”, ele conta. “Até Cartão-Alimentação de mãe já falecida estão usando para ter direito à remissão de dívida com o SAAE. E algumas patroas, então, utilizam suas empregadas domésticas para conseguir algum benefício do SAAE”, reforça indignada Heleni.

Segundo a assistente social, o trabalho conjunto entre a Secretaria de Cidadania – que possui a lista de todas as pessoas/famílias cadastradas nos programas de complementação de renda –, o SIM (Serviços Integrados do Município) e o SAAE tem garantido bons resultados e evitado as fraudes. Para saber se você, algum parente ou amigo tem direito à tarifa social ou à remissão de dívida, cujo prazo se encerra em 31 de março, acesse www.saaesaocarlos.com.br.

A pessoa também pode comparecer ao Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do SAAE que fica na rua Major José Ignácio, 2.134, das 8h30 até 16h30, de segunda a sexta. Para saber antecipadamente que documentos levar, ligue para (16) 3371-5247/5265. Para facilitar a locomoção da população do Jardim Gonzaga, a Prefeitura disponibilizará em dois sábados, dias 15 e 29 deste mês, a partir das 8h30, ônibus que sairão da Estação Comunitária do Jardim Gonzaga direto para o SAU.

(14/03/08)