» SAAE APRESENTA PROJETOS EM WORKSHOP INTERNACIONAL PDF Imprimir E-mail

Eduardo Cotrim e José Galizia Tundisi.
Pesquisadores de vários paises estão em São Carlos participando de um workshop internacional de recursos hídricos, organizado pelo Instituto Internacional da Água (IIE), que é presidido pelo Professor Dr. José Galizia Tundisi. O principal tema abordado nas conferências é o uso racional da água e o gerenciamento dos recursos hídricos em todo o mundo.

Na quarta, dia 6, o assunto em discussão foi a gestão hídrica e o convidado para debater foi o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eduardo Cotrim, que detalhou a política de gerenciamento de recursos hídricos do município e as ações realizadas pela autarquia no tratamento de água e esgoto.

Em noventa minutos de apresentação, os pesquisadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do saneamento básico de São Carlos, os recursos hídricos da região e os projetos desenvolvidos pelo SAAE para garantir o abastecimento a médio e longo prazo.

A qualidade técnica do projeto da Estação de Tratamento de Esgoto do Monjolinho, que será inaugurada em breve pelo Prefeito Newton Lima, foi o que mais chamou a atenção dos pesquisadores. Eles fizeram vários questionamentos ao presidente do SAAE sobre a forma como o município viabilizou um projeto avançado para a resolução do tratamento de esgoto doméstico, um problema grave em quase todo o mundo.

Representantes da África do Sul elogiaram a ETE Monjolinho e mostraram interesse particular no comércio internacional de créditos de carbono, fato relevante e até agora pouco explorado por estações de tratamento em todo o mundo. O tratamento de água e as instalações da ETA na avenida Carlos Botelho também despertaram os interesses de pesquisadores do Chile, Peru, Nicarágua e Jordânia, países que têm problemas no tratamento e distribuição de água à população.

Exemplo
O presidente do Instituto Internacional de Ecologia, Dr. José Galizia Tundisi, fez elogios à apresentação e destacou a posição de vanguarda da cidade de São Carlos na gestão dos recursos hídricos. “São Carlos serve como exemplo e pode ser objeto de estudos mais aprofundados por vários países que necessitam de soluções para problemas de saneamento”.

Eduardo Cotrim, que respondeu a diversas perguntas dos pesquisadores sobre qualidade dos serviços e projetos realizados, declarou-se satisfeito com a repercussão do encontro. “O caminho está correto, enfrentamos problemas, procuramos soluções viáveis e que atendam plenamente a população; é uma luta constante que requer planejamento e visão de futuro e, é bom saber que outros países, que também têm sérios problemas, encontrem em São Carlos um exemplo a ser seguido”.

(08/08/08)