» TURISMO: SÃO CARLOS INCREMENTA NEGÓCIOS COM O SEBRAE PDF Imprimir E-mail


Inseridos no Circuito Turístico Chapada Guarani, representantes dos órgãos públicos e privados de São Carlos participaram das oficinas de capacitação do segmento de turismo, ministradas pelo corpo discente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae/SP).

Este grupo também engloba os municípios de Brotas, Analândia, Torrinha e Itirapina, visando uma integração regional em prol do desenvolvimento da cultura, artesanato, negócios, história, ecologia e entretenimento. “A meta é despontar a Capital da Tecnologia como eixo principal deste perímetro, oferecendo uma excelente rede de serviços e de infraestrutura”, avalia o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo.

Com efetiva presença de servidores municipais, empresários do trade, agentes de viagem e estudantes, as oficinas foram distribuídas em três temas: Nivelamento Técnico, Planejamento Estratégico e Estruturação do Projeto. Com a aquisição deste conhecimento, os alunos estão elaborando uma proposta viável para o fomento turístico da Região Central, cujo trabalho será encaminhado para a diretoria do Sebrae/SP.

Em caso de aprovação, haverá uma apresentação deste projeto, dando seqüência a um minucioso plano de ações. “Através de um processo de união e planejamento, nossa estratégia é aumentar o número de turistas, com a finalidade de gerar empregos e aquecer a economia destas cidades”, detalha o diretor Azevedo.

Turismo sustentável
O Circuito Chapada Guarani possui um ambiente propício para programar um projeto de desenvolvimento turístico sustentável, atraindo expressivos investimentos para esses municípios. Em parceria com o Sebrae/SP, serão criados empreendimentos com potencial de qualidade e recursos atrativos. O principal objetivo deste circuito é ampliar o tempo de permanência dos turistas na região, explorando ao máximo o nível qualitativo dos empreendimentos hoteleiro e gastronômico. “Ao visitar qualquer um destes municípios, o turista receberá um extensivo cardápio de opções e variedades, podendo se deslocar com conforto e segurança”, enfatiza Azevedo.

(17/09/08)