» JARDIM JAPONÊS: PLANTIO DE MUDAS DE CEREJEIRA SERÁ NO DOMINGO PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória, com o apoio da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos, realiza neste domingo, dia 21, às 8h30, no local onde será implantado o Jardim Japonês, o plantio de mudas de cerejeira em homenagem ao dia da Árvore e início da primavera. O evento marca simbolicamente a implantação do Bosque das Cerejeiras dentro do Jardim Japonês, que será criado em comemoração ao centenário da imigração japonesa.

Para dar início à implantação do Jardim Japonês, a comunidade japonesa e a Fundação Pró-Memória, com o apoio da Comissão Municipal do Centenário da Imigração Japonesa em São Carlos, nomeada pelo prefeito Newton Lima Neto, lançaram uma campanha de doação de mudas de cerejeiras para o Jardim Japonês.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, “esse evento é importante por marcar o início da construção do Bosque das Cerejeiras, dentro do Jardim Japonês, que permanecerá na cidade como símbolo das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil”, explica Ana Lúcia.

O evento contará com a presença de dois grupos de dança japonesa, o Tomo-no-kai e o Komodo-no-kai. O Tomo-no-kai, que significa “grupo da amizade”, tem por objetivo valorizar e recuperar a cultura japonesa através da música, da dança, da culinária e pelo cultivo de algumas práticas tradicionais.

E o Komodo-no-kai que, traduzindo ao nosso idioma, significa “grupo de crianças”, iniciou suas atividades em 2007 e já conta com cerca de 30 integrantes. A necessidade de incluir as crianças nas atividades de valorização da cultura nipônica, em especial a dança e a música, despertou interesse, principalmente dos pais, e de algumas voluntárias, que resolveram se dedicar para fortalecer o grupo.

As pessoas interessadas podem ter a sua própria árvore de cerejeira no Jardim Japonês e acompanhar seu crescimento. Os interessados poderão obter mais informações na Fundação Pró-Memória (3373-2700) ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Projeto doado
O projeto do Jardim Japonês foi desenvolvido pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos, que doou o projeto à Prefeitura Municipal e teve como consultor o professor Hiroyoshi Ishihashi, engenheiro agrônomo formado pela Esalq-USP. Nos anos 70, estagiou na firma de paisagismo Kai-raku-em, na província de Kumamoto, sul do Japão, e na empresa Greening of Tókio, do mestre Kenzo Ogata, considerado um dos cinco melhores paisagistas do Japão moderno.

(19/09/08)