» PREFEITO GANHA PRÊMIO POR IMPLANTAÇÃO DE 8 BIBLIOTECAS PDF Imprimir E-mail


No próximo dia 22 de outubro, o Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região do Estado de São Paulo irá entregar ao prefeito Newton Lima e à diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI), Lourdes Moraes, o VIII Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo, pela implantação das oitos bibliotecas Escola do Fututo. O prêmio é oferecido a personalidades e instituições que, por meio de suas ações e atuações políticas e administrativas, promovem e contribuem para a difusão do conhecimento à comunidade em geral. O tema deste ano foi “Biblioteca escolar: singular no presente, plural no futuro”.

“Estou muito feliz em receber este prêmio que é um reconhecimento do esforço da nossa administração em ampliar o acesso ao livro. Quando assumimos em 2001, a cidade possuía apenas duas bibliotecas, não havia a preocupação em estimular a leitura, por isso, junto com a Lourdes Moraes, instalamos o SIBI e criamos uma política pública para leitura, multiplicando o acesso ao livro através da implantação de 17 bibliotecas, incluindo as oito Escola do Futuro”, afirmou Newton Lima.

Para Lourdes, o prêmio Laura Russo vem para realçar o trabalho do SIBI que integrou todas as bibliotecas públicas de São Carlos, aumentou o acervo de livros, desenvolveu projetos de estímulo à leitura, criou o Programa de Inclusão Digital, entre outras ações. “Os investimentos para estimular a leitura no município sempre foram uma preocupação da atual administração e o prêmio do Conselho Regional de Biblioteconomia é uma conseqüência deste trabalho”.

Bibliotecas comunitárias
As bibliotecas Escola do Futuro começaram a ser criadas pelo prefeito Newton Lima já no começo de sua gestão, em 2001. Elas atendem à comunidade dos bairros e também os alunos, pois foram instaladas junto às Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Afonso Fioca Vitali (Cidade Aracy), Antonio Stella Moruzzi (Tangará), Arthur Natalino Deriggi (Antenor Garcia), Angelina Dagnone de Melo (Santa Felícia), Carmine Botta (Boa Vista), Dalila Galli (Jockey Clube), Janete Lia (Pacaembu), Maria Tarpani (Botafogo).

No total, São Carlos possui 17 bibliotecas públicas, sendo oito comunitárias nas Escolas do Futuro, duas principais, duas distritais, quatro de apoio e uma especializada. Nos últimos anos, o acervo de livros das bibliotecas públicas não parou de crescer. De 2005 a 2007, o número de livros nas bibliotecas públicas passou de 44.387 para 105.322, um acréscimo de 127% no acervo. Em 2008, serão 112 mil.

Além dos investimentos em livros, a Prefeitura também promove projetos de incentivo à leitura como o “Entre na Roda”, em parceria com a Fundação Volkswagen, “Caixa-Estante”, “Barganha Book”, entre outros.

(22/09/08)