» RUBÉOLA E SARAMPO: VACINA SERÁ APLICADA ATÉ 10 DE OUTUBRO PDF Imprimir E-mail


Como até agora só foram vacinados em São Carlos 53,73% da população que está na faixa etária entre 20 e 39 anos, a Campanha Nacional de Imunização contra a Rubéola e Sarampo será reestruturada, buscando facilitar ainda mais o acesso à vacina, que é gratuita. Até o dia 10 de outubro, além das 23 unidades de Saúde da Prefeitura que estarão abertas em horários especiais, as equipes volantes irão visitar locais de maior concentração de pessoas na cidade.

O anúncio da reestruturação da campanha foi feito na tarde desta sexta, dia 26, quando a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edel Zóia, recebeu a visita da coordenadora estadual da Campanha Nacional de Imunização contra a Rubéola e Sarampo, dra. Helena Sato, e da consultora da Organização Pan-americana da Saúde, dra. Regina Durón.

Helena Sato revela que o objetivo da visita foi discutir com os municípios da Regional de Araraquara uma estratégia conjunta para aumentar a cobertura da vacinação. “Para nós causou estranheza uma região que sempre contribuiu com elevadas coberturas vacinais estar, no momento, casos de Araraquara e São Carlos, com cerca de 50% enquanto a média do estado é de mais de 80%”, explicou Sato, dizendo que está otimista que até o dia 10 de outubro a meta será atingida.

De acordo com Regina Durón, a mobilização dos países da América se dá pelo fato de a rubéola ser uma doença considerada bastante grave, principalmente se contraída por mulheres gestantes. “A rubéola congênita causa uma série de problemas, uma vez que a criança pode apresentar retardo no desenvolvimento, problemas cardíacos e cegueira entre outros, algo que vai custar muito caro para ser tratado pelo sistema público de saúde”, concluiu.

Para Edel Zóia, algumas pessoas ainda têm medo da vacina. “A agulha causa um certo medo nas pessoas, em especial nos homens, que são minoria dos que foram imunizados até agora”, finalizou.

Casos da doença
Em 2007, foram registrados no estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). A incidência maior da doença entre homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007. Já os homens de 30 a 39 anos de idade responderam por 28,6% das ocorrências. Nas mulheres, a incidência é similar dos 20 aos 39 anos.

Confira os postos vacinação:
- UBS Azulville - Rua Madre Marie Blanche, 1.021
- UBS Cidade Aracy - Rua Sebastião Lemos, 426
- UBS Cruzeiro do Sul - Rua Basílio Dibbo, 1.055
- UBS Faggá - Rua João Lourenço, 44
- UBS Parque Delta - Rua Pedro Cavarette, 151
- UBS Redenção - Rua Des. Júlio de Faria, 1.700
- UBS Santa Felícia - Rua Joaquim A. R. de Souza, 40
- UBS Santa Paula - Rua Luís Saia, 44
- UBS São José - Avenida Araraquara, 1.199
- UBS Vila Isabel - Rua Vicente de Carvalho, 566
- UBS Vila Nery - Rua da Imprensa, 410
- UBS Botafogo - Avenida José Pereira Lopes – 1.650
- USF Antenor Garcia - Rua Quatro, 798
- USF Cidade Aracy - Rua Maria das Graças T. Custódio, 107
- USF Presidente Collor - Rua Antônio Pratavieira, 140.
- USF Jardim Munique - Rua Domingos Juliano, 457.
- USF Jardim São Carlos - Rua 13 de Maio, 1.173.
- USF Romeu Tortorelli - Rua Leonardo C. de A Botelho, 52.
- USF Santa Eudóxia - Rua Cristóvão Martineli, s/n.
- USF Água Vermelha - Rua Bela Cintra, 05
- USF - Jardim Gonzaga - Avenida Maranhão, 35
- USF - Jockey Club e Guanabara - Rua Rio Araguaia, 750
- USF – Santa Angelina - Rua Gaudêncio Zanetti, 170

(26/09/08)