» PARQUE ECOLÓGICO DIVULGA RESULTADO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIAS PDF Imprimir E-mail



O concurso de fotografias “Momento dos Nossos Bichos”, promovido pelo Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”, da Prefeitura, teve mais de 70 participações, englobando fotógrafos das mais variadas faixas de idade e diversas cidades do Estado. Todo o processo de organização foi realizado por membros da Sociedade de Amigos do Parque Ecológico de São Carlos (Sapesc). “Ao unir o hobby da fotografia com a preservação da natureza estamos atingindo nossa principal meta, que é educar de uma maneira criativa e interativa”, observa o administrador do Parque Ecológico, Fernando Magnani.

A comissão julgadora foi composta pelos seguintes profissionais do ramo da fotografia: Rodrigo Damiano, Carlos Alberto Altino Alves Ferreira e Valter Fukuhara. O sistema de coordenação e apuração dos votos foi desenvolvido pelo professor Pérsio Ronaldo dos Santos. Cada concorrente pôde inscrever até três fotografias, cujo tamanho seguiu o padrão de 20 x 25 cm. “A proposta foi incentivar os participantes a se interessarem pelos comportamentos peculiares dos animais, em que o momento inusitado foi mais valorizado”, enfatizou o administrador do parque.

O resultado final apresentou a seguinte classificação: 1.º lugar - Pedro Catattany (mico-leão-dourado); 2.º lugar - Carlos Eduardo Baccarin (macaco-prego); 3.º lugar - Otávio Lino e Silva (marianinhas); 4.º lugar - Marcos Vinicius Sebastiani (pomba-rola); 5.º lugar - Norberto Helil Pasqua (urso-de-óculos); e 6.º lugar - Fernanda Machado Mozeto (anta).

Os prêmios serão entregues aos três primeiros, cuja solenidade está sendo agendada pelos organizadores. As melhores fotografias serão selecionadas e expostas no parque, a partir de outubro. “Os juízes tiveram muitas dificuldades para apontar os vencedores, pois a maioria dos trabalhos foram de excelente qualidade técnica”, elogia Magnani.

Parque Ecológico
Estabelecido em uma área verde com mais de 70 hectares, o Parque Ecológico foi criado em 1976. Considerado um dos melhores acervos zoológicos do Brasil, reunindo mais de 900 animais, todo complexo é especializado na fauna sul-americana englobando espécies nativas raras ou em quase extinção, tais como mico-leão-dourado, lobo-guará, onça-pintada, condor-dos-andes e o urso-de-óculos. Mantido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, o parque dispõe de uma excelente infra-estrutura abrangendo estacionamento, portaria, sanitários, telefone público, ecoloja, lanchonete, setores de contemplação, berçário e hospital veterinário.

(26/09/08)