» FESC LANÇA PROJETO PARA A TERCEIRA IDADE PDF Imprimir E-mail



Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Fundação Educacional São Carlos (FESC) lançou nesta quarta, dia 1º, o projeto “Inclusão Produtiva na Terceira Idade”, uma realização da Fundação por meio da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) e do Programa de Inclusão Digital (PID), com apoio do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa - Sebrae São Carlos.

Participaram da solenidade de lançamento a diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, a coordenadora de ensino da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), Maria Cecília Villani Purquerio, o coordenador de informática do Programa de Inclusão Digital (PID), Adailton de Moraes, Rogéria Kapp Cardoso, coordenadora de informática da FESC e uma das responsáveis pela elaboração do projeto, e o gerente do Escritório Regional do Sebrae, Fábio Ângelo Bonassi.

O objetivo do projeto é a implantação da cultura do empreendedorismo na reinserção da vida socioeconômica das pessoas da terceira idade, visando novas formas de trabalho e complementação de renda, aproveitando o potencial conhecimento e a experiência já adquirida.

Segundo Elisabeth Martucci, o projeto vai atender inicialmente 30 alunos da UATI que já desenvolvem alguns produtos. “Vamos capacitar essas pessoas, gratuitamente, na área da produção e na área de gestão de negócios para que tenham condições de colocar preço nos seus produtos, agregar valor na embalagem e futuramente vender esses produtos em uma feira que iremos realizar aqui mesmo na Fundação. Assim como no Projeto Informática e Pequenos Negócios também vamos realizar as oficinas em parceria com o Sebrae”, explicou a diretora presidente da FESC.

Elisabeth disse, ainda, que o projeto também já foi inscrito no programa “Talentos da Maturidade”, realizado pelo Banco Real e que financia projetos nessa área do idoso empreendedor. Já Rogéria Kapp Cardoso ressaltou que o cronograma das atividades será desenvolvido de acordo com as necessidades do grupo. “Primeiro vamos realizar treinamentos na área de produção de negócios (empreendedorismo, criatividade, motivação para o desenvolvimento de atividades produtivas, informática, marketing, finanças e auto-desenvolvimento) e depois vamos realizar a primeira feira nos dias 5 e 6 de dezembro. A idéia é expor e vender os produtos desenvolvidos pelos alunos da UATI nas mais diversas áreas”.

Os treinamentos já começam na próxima segunda, dia 6, com o curso “Juntos somos fortes”. Dia 22 será realizada a oficina “Habilidades básicas para gerenciar um empreendimento”. Dia 29 será a vez da oficina “Criatividade”. No mês de novembro estão previstas as oficinas “Produtos atrativos” e “Como calcular o preço de venda”. Também será realizada a palestra com o tema “O design com diferencial competitivo”.


“São Carlos é uma das únicas cidades da região que possuem uma fundação municipal preocupada com a educação em todos os aspectos, portanto para o Sebrae essa parceria é importantíssima. Já realizamos alguns projetos juntos e sempre estamos abertos a novas parcerias. Nesse projeto específico apoiamos a iniciativa porque acreditamos que as pessoas que estão na terceira idade têm muita força produtiva e podem se tornar grandes empreendedores”, comentou Fábio Ângelo Bonassi.

(01/10/08)