» ARTE NO METRÔ PDF Imprimir E-mail

Artistas são-carlenses expõem trabalhos.



DOZE ARTISTAS DA CIDADE PARTICIPAM DA MOSTRA ITINERANTE


Com apoio da Prefeitura, por meio do Museu de São Carlos e do Departamento de Artes e Cultura, que recebeu o convite para participar do Projeto “Arte no Metrô”, dez artistas de São Carlos estão com seus trabalhos expostos nas Estações de Metrô da capital paulista. A exposição tem como curadores o crítico de arte Enock Sacramento e o artista plástico Christophe Spoto (curadoria regional), com o apoio da Companhia Metropolitana de São Paulo.

A exposição dos artistas de São Carlos denominada “12 de São Carlos” é referente ao número de obras expostas em cada um dos segmentos. São 12 obras tridimensionais e 12 bidimensionais. Segundo Nádia Pallone, chefe da Divisão de Museus, com a escolha desses dois segmentos e a opção por mostras coletivas, vários artistas locais puderam mostrar seu trabalho (esculturas, pintura, desenhos e gravuras) em um grande centro.

O Museu de Carlos se responsabilizou pelo convite aos artistas são-carlenses, que atuam nesses segmentos. Procurou-se também contemplar a diversidade de estilo diante da criação de um novo viés para expor as obras de artistas locais, “pois sabemos das dificuldades que os artistas do interior encontram para ter acesso aos locais expositivos da capital e conseguirem espaço nas agendas desses locais”, afirma Nádia.

A exposição de esculturas apresenta três trabalhos de cada um dos seguintes artistas: Antonio de Sant’Anna Leite Galvão (peças em mármore); Antonio Roberto Fernandes (resina); Denise Gatti (figuras em ferro) e Maria Eugenia Pinochet, a Kena, (argila trabalhada). O segmento de esculturas teve início em agosto na Estação República, neste mês está na estação Santa Cecília e em novembro irá para Estação Sé.

Para a exposição bidimensional (pintura, gravuras e desenhos) foram convidados os artistas Daniela Caburro (pintura em óleo sobre tela); Fernando Dória (pintura); João Carlos Fernandes, o Manccini (pintura em tecido); Mara Toledo (pintura em óleo sobre tela); Mario Pizzignacco (serigrafias) e Regina Pereira Lopes (mista sobre tela). Cada artista está expondo duas obras em suporte plano. O trabalho destes artistas pode ser apreciado na Estação Sé, em outubro na Estação do Largo 13 e em novembro na Estação República.

“O convite para que artistas de São Carlos participassem de exposições em São Paulo muito nos honrou. São Carlos tem artistas com talento reconhecido e a Prefeitura não mediu esforços para a concretização dessas exposições. São 10 artistas são-carlenses, 24 obras que ficarão expostas por três meses em três estações do metrô (em cada uma das exposições). Sem dúvida é uma excelente oportunidade para os artistas de São Carlos mostrarem seu trabalho em São Paulo”, destacou diretora de Cultura da Prefeitura, Telma Olivieri.

Segundo pesquisa encomendada pelo Metrô e pela empresa encarregada pela produção executiva das exposições, o público que “visita” é muito grande em todas as estações, chega perto de 30% dos usuários. Na Estação Sé, a mais movimentada, o número de usuários/dia é de 650.000, portanto 195.000 pessoas/por dia dedicam um pouco do seu tempo para apreciar os trabalhos ali expostos, ou seja, 4 milhões em um mês.

(03/10/08)