» CDHU: APARTAMENTOS RECEBEM MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA DE ÁGUA PDF Imprimir E-mail


A partir de 2007, com a aprovação de um projeto de lei de autoria da Prefeitura São Carlos, criou-se a obrigatoriedade da medição individualizada do consumo de água nos condomínios residenciais em fase de implantação e planejamento. Essa mesma lei prevê a adequação opcional dos condomínios já existentes como forma de racionalizar o consumo de água e atender uma demanda dos moradores.

Os moradores de três blocos de apartamentos do Conjunto Habitacional “Waldomiro Lobbe Sobrinho” (CDHU) são os primeiros a receber as ligações individualizadas no condomínio, após a adequação das ligações da rede de abastecimento por empresas contratadas pelos próprios moradores e a instalação dos hidrômetros realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, autarquia da Prefeitura.

A racionalização do consumo acontece com a individualização da medição, porque cada morador é responsável pelo uso da água e o custo de eventuais desperdícios será incluído em sua conta e não mais rateado com outros moradores. Além disso, o custo da unidade de água (m³) é progressivo elevando o valor final da conta única.

O SAAE vem incentivando os condomínios à instalação de hidrômetros individuais em prédios e conjuntos habitacionais, oferecendo apoio técnico para os projetos e o acompanhamento das obras até a finalização dos trabalhos. Segundo o presidente da entidade, Eduardo Antonio Teixeira Cotrim, “a medição individualizada era uma reivindicação antiga dos moradores do CDHU, e após a aprovação da lei e da consultoria oferecida pelo SAAE isso se tornou uma realidade. Continuaremos trabalhando para que outros condomínios consigam a adaptação para o novo sistema de medição”.

Outros blocos de apartamentos do CDHU estão com projetos em andamento para o início das obras de instalação dos hidrômetros individuais.

(07/10/08)