» VILA IZABEL PDF Imprimir E-mail

UBS realiza oficina de alimentação saudável.



PAIS E CRIANÇAS PARTICIPARAM DA ATIVIDADE

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Izabel realizou na tarde de terça, dia 10, a Oficina de Alimentação Saudável, atividade que reuniu 45 crianças e seus pais. O objetivo dessas oficinas, como de hipertensão, diabetes, gestantes e outras que são realizadas mensalmente, segundo a administradora Regional de Saúde (ARES), Maria Inês Ferreira de Assis Bertachini, é a integração entre os profissionais da unidade e a comunidade que ali é atendida. Já que neste mês comemora-se o dia das crianças, elas foram o público-alvo da atividade.

Maria Inês explica que esse trabalho de orientação é fundamental para que os pais possam, por meio de receitas criativas, sensibilizar as crianças para que comam alimentos mais saudáveis. “Para nós essas oficinas têm uma importância muito grande. Normalmente as pessoas procuram as UBSs porque estão com algum problema de saúde, e esses encontros são para que trabalhemos na prevenção das doenças”, explicou Inês.

Essa oficina foi ministrada por Penélope Batista da Cruz, aluna do curso de nutrição da Unicep, com o apoio da auxiliar de enfermagem da UBS da Vila Izabel, Leila Sueli Muniz. O trabalho de orientação faz parte do estágio que Penélope precisa cumprir em seu curso.

Durante a atividade, além da orientação e do jogo de memória, foi servido um bolo, que a princípio parecia um bolo normal de chocolate, acompanhado de suco de laranja. Depois que as crianças e seus pais se serviram, Penélope perguntou se alguém conseguiu identificar algo diferente naquele bolo. Todos disseram que se tratava de um bolo normal, igual a outro qualquer.

Quando revelou que além dos ingredientes normais o bolo continha fígado de boi em substituição ao leite, todos se mostraram espantados, pois não houve a percepção de nenhum dos participantes da oficina. Penélope informou aos presentes que o suco de laranja oferecido juntamente com o bolo tinha um propósito. É que a vitamina C aumenta a absorção do ferro contido em alimentos, como é o caso do fígado de boi.

“Procurei fugir do comum. Normalmente nessas atividades são debatidas as doenças do dia-a-dia, e eu resolvi fazer algo diferente, procurando despertar nos pais o interesse por alternativas quando se fala na alimentação das crianças”, concluiu.

Ediléia Cardoso da Silva, moradora do CDHU, disse que achou bastante interessante a oficina. “Foi muito bom ter participado dessa atividade, pois aprendi que posso fazer novas receitas para o meu filho”, revelou. Para Ana Cristina Schiavoni, que mora no Antenor Garcia, a receita do bolo adicionado de fígado é uma alternativa muito boa. “Gostei do bolo e também das outras receitas que recebemos aqui nessa atividade”, disse. Mãe de três filhos, a moradora da Vila Monteiro, Tatiana Lopes, aprovou a Oficina de Alimentação Saudável. “Foi muito legal a atividade. As receitas são interessantes, fáceis e parecem ser gostosas, com certeza farei para os meus filhos”, finalizou.

(08/10/08)