» GRUPOS COMEMORAM A SEMANA DO IDOSO COM “TARDE DE TALENTOS” PDF Imprimir E-mail




O Sesi (Serviço Social da Indústria) realizou na última quarta, dia 8, em comemoração à Semana do Idoso e ao Dia Nacional do Idoso, a “Tarde de Talentos”, com a participação de vários idosos que fazem parte dos abrigos, clubes de serviços e dos grupos de terceira idade da Prefeitura – dos centros comunitários, do Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla” e da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), coordenada pela Fundação Educacional São Carlos.

O primeiro grupo a se apresentar foi o Clube de Amigos do Sesi, com a “Dança Circular”, depois o Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla” mostrou a coreografia “Mulheres”. Já a UATI participou com seus grupos de Tai Chi Chuan e de Lian Gong e com os grupos de dança, que apresentaram as coreografias “Os Bailes da Cidade” (grupo do Campus 1 - Vila Nery) e “Vida e Movimento” (alunos da Oficina Vida e Movimento - Campus 2 – Vila Prado).

O coral do grupo Vivência Lassalista também se apresentou. Os integrantes do abrigo Cantinho de Luz montaram uma exposição com os trabalhos confeccionados durante o ano, sendo o artesanato o principal deles. Os integrantes dos abrigos Aconchego e Cantinho Fraterno Maria Jacinta declamaram poesias, e para encerrar a programação foi realizado um grande baile.

Estatuto do Idoso
O Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro, foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal como um dia de reflexão a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. Em 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Estatuto do Idoso, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2004, garantindo direitos e estipulando deveres para melhorar a vida das pessoas com mais de 60 anos.

O estatuto foi discutido pelo Congresso por sete anos antes de ser sancionado. Uma das garantias que o estatuto prevê na área de saúde é a distribuição gratuita de medicamentos para idosos. O documento também estabeleceu mudanças nos benefícios do Loas (Lei Orgânica da Assistência Social). Hoje, idosos com mais de 65 anos e sem condições financeiras têm direito a receber benefício de um salário mínimo.

O estatuto estabelece, ainda, punições que podem variar de dois meses a 12 anos de prisão, dependendo do crime cometido contra o idoso. Para maus-tratos, um dos crimes mais comuns no país, a pena é de um a quatro anos de reclusão.

(09/10/08)