» VOLKSWAGEN DOA LIVROS À BIBLIOTECA AMADEU AMARAL PDF Imprimir E-mail


A Biblioteca Pública Municipal “Amadeu Amaral”, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, recebeu na tarde de quarta, dia 15, 350 livros que foram doados por funcionários da unidade de produção da Volkswagen de São Carlos. Os livros foram entregues pela analista de Recursos Humanos e pela assessora de imprensa da empresa, Letícia Godoi e Heliene Figueiredo, à diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI), Lourdes Moraes.

Todos os livros arrecadados fazem parte da campanha permanente que acontece na empresa, o que estimula seus funcionários a trabalharem com diversos valores, como a responsabilidade social. “A empresa tinha uma pequena biblioteca na unidade de São Carlos, porém a freqüência de funcionários era muito pequena, por isso resolvemos doar os livros para a biblioteca, onde eles serão mais úteis”, enfatizou Letícia.

Entre os 350 livros podem ser encontrados vários gêneros como romance, literatura infanto-juvenil, gibis, manuais de eletrônica e outros que agora serão catalogados e ficarão à disposição da comunidade na biblioteca. Segundo Lourdes, iniciativas como essas são sempre bem-vindas, uma vez que o acervo vai sempre ganhando novos livros, algo que melhora sensivelmente a variedade hoje oferecida pelas bibliotecas de São Carlos.

“Nós temos tido muitas doações aqui na Biblioteca Amadeu Amaral. As empresas da cidade, com o envolvimento de seus funcionários, têm contribuído bastante para o crescimento do nosso acervo”, informou a diretora do SIBI. Ela ressalta que essas ações sociais são resultado da política implantada pela administração do prefeito Newton Lima, desde 2001. “Além das doações que recebemos, a Prefeitura também comprou muitos livros para o nosso acervo, aliás, nunca se comprou tantos livros como agora”, destacou Lourdes, que acredita que o incentivo ao livro e à leitura são fundamentais para melhorar a vida das pessoas, em especial a das crianças.

Bibliotecas Públicas
São Carlos possui atualmente 17 bibliotecas públicas, sendo oito comunitárias nas Escolas do Futuro, duas principais, duas distritais, quatro de apoio e uma especializada. Nos últimos anos, o acervo de livros das bibliotecas públicas não parou de crescer. De 2005 a 2007, o número de livros nas bibliotecas públicas passou de 44.387 para 105.322, um acréscimo de 127% no acervo. Em 2008, serão 112 mil.
Além dos investimentos em livros, a Prefeitura também promove projetos de incentivo à leitura como o “Entre na Roda”, em parceria com a Fundação Volkswagen, “Caixa-Estante”, “Barganha Book”, entre outros.

Bibliotecas comunitárias
As bibliotecas Escola do Futuro começaram a ser criadas pelo prefeito Newton Lima já no começo de sua gestão, em 2001. Elas atendem à comunidade dos bairros e também os alunos, pois foram instaladas junto às Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Afonso Fioca Vitali (Cidade Aracy), Antonio Stella Moruzzi (Tangará), Arthur Natalino Deriggi (Antenor Garcia), Angelina Dagnone de Melo (Santa Felícia), Carmine Botta (Boa Vista), Dalila Galli (Jockey Clube), Janete Lia (Pacaembu), Maria Tarpani (Botafogo).

(16/10/08)