» SAAE ALERTA PARA O CONSUMO RACIONAL DE ÁGUA PDF Imprimir E-mail


O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos -, autarquia da Prefeitura, alerta a população para o consumo racional de água, evitando a lavagem de calçadas, quintais e carros. Em caso de extrema necessidade, utilizar somente vassoura e balde com parcimônia e não a mangueira, como parte da população ainda o faz. "Mesmo estando fora do período de estiagem, esta onda de calor tem provocado aumento considerável no consumo e infelizmente muitas pessoas ainda não têm consciência do uso da água de forma responsável", comenta Eduardo Cotrim, presidente do SAAE.

Confira algumas dicas para economizar água:
• Banho
Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Imagine numa cidade onde vivem aproximadamente 2 milhões de habitantes. Poderíamos ter uma economia de, no mínimo, 6 milhões de litros.

• Vaso sanitário
Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas; ou utilize aquelas de volume reduzido. Não deixe a descarga do banheiro disparar (no caso de acionados por válvulas).

• Torneiras
Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.

• Louça
Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.

• Verduras
Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho, passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

• Roupa
Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso, mantenha a torneira do tanque fechada. Enxague também utilizando o balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágues. Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.

• Jardins e plantas
Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Você pode economizar 96 litros se tomar os seguintes cuidados:
* Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação;
* Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã;
* Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;
* Cultive plantas que necessitam de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);
* Molhe a base das plantas, não as folhas;
* Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins, pois isso diminui a perda de água;

• Carro
Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.

• Calçada
Evite lavar a calçada. Limpe-a com uma vassoura, ou lave-a com a água já usada na lavagem das roupas. Utilize o resto da água com sabão para lavar o seu quintal. Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para "baixar a poeira". Para isto você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou máquina de lavar roupas.

(16/10/08)