» SAAE RECEBE VISITA DE REPRESENTANTE DA VALE DO RIO DOCE PDF Imprimir E-mail


O supervisor de Hidrogeologia da Usina Hidrometalúrgica de Carajás da Cia. Vale do Rio Doce, localizada na região da mina do Sossego no Pará, Valdeque Miranda, esteve em São Carlos na quarta, dia 22, especialmente para conhecer o sistema de monitoramento on-line do Centro de Operações e Controle de Abastecimento (COCA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O SAAE São Carlos foi pioneiro na implantação de um sistema de telemetria em saneamento básico e, com os aperfeiçoamentos feitos na administração atual, conta hoje com um sistema de última geração que envia seus dados via rádio de forma mais veloz, mais econômica e mais confiável, além de oferecer aos operadores a possibilidade de controle remoto de níveis de reservatórios, medição instantânea de vazões, tensões elétricas e amperagem dos equipamentos, ligar e desligar bombas, válvulas e outros dispositivos.

A Usina da Vale monitora ininterruptamente 80 poços num raio de 25 km de sua sede. Atualmente esse monitoramento é manual. O bombeamento desses poços é para retirar a água subterrânea das jazidas de extração, que não podem de maneira nenhuma correr o risco de inundação, pois operam nas jazidas os funcionários e os equipamentos para extração.

O sistema utilizado pelo SAAE é confiável, seguro e veloz, e por ser via rádio é o indicado para ser instalado, pois não necessita de nenhuma rede a cabo, o que seria inviável numa mineração principalmente com as proporções dessa de Carajás. O sistema também proporciona uma gama maior de informações, com mais precisão do que as conseguidas via manual.

“O sistema pioneiro implantado em São Carlos tinha sua comunicação feita via cabos telefônicos, o SAAE tinha que pagar o aluguel dessas linhas e quando havia algum problema dependia de terceiros para o conserto. Implantamos a comunicação via rádio, tornando nosso sistema autônomo, independente. Só de aluguel em linhas estamos economizando dez mil reais por mês, e também os custos esporádicos de conserto e manutenção. Além disso aperfeiçoamos e implantamos novos sensores e dispositivos aumentando os recursos do sistema. A Vale veio ao SAAE por ter tido ótimas referências de profissionais experientes que trabalham com poços de alta vazão a grande profundidade”, explica o presidente do SAAE, Eduardo Cotrim.

(24/10/08)