» PRÊMIO TELECENTROS PDF Imprimir E-mail

A Fundação Educacional São Carlos (FESC) foi uma das três instituições classificadas na 1ª edição do Prêmio Telecentros de Informação e Negócios, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior às unidades que melhor se destacaram em projetos de capacitação e gerenciamento na Rede Telecentros do país. O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura (PID) conta com 26 postos de inclusão digital, sendo 5 Telecentros. Mais de 12 mil são-carlenses já concluíram um dos cursos oferecidos pelo PID.

 SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DEVE SER REALIZADA EM NOVEMBRO

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) acaba de divulgar os classificados da 1º edição do Prêmio Telecentros de Informação e Negócios. O prêmio concederá três distinções para as unidades que melhor se destacaram em projetos de capacitação e gerenciamento na Rede Telecentros – TINs do país. São elas: Amperon – Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia / Simpi – Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de Rondônia – Porto Velho (RO), Comunidade de Mãos Dadas – Ibotirama (BA) e Fundação Educacional São Carlos – Prefeitura de São Carlos (SP).

O julgamento aconteceu no dia 21 de outubro, na sede do ministério, por meio da comissão julgadora que contou com a presença de diversos órgãos, entre eles a Confederação Nacional das Entidades de Microempresas e Pequenas Empresas do Comércio e Serviços, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia – Femicro (BA), Comissão de Valores Mobiliários, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT e Associação de Telecentros de Informação e Negócios – ATN. A solenidade de premiação será realizada na última reunião do ano do Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, que deve ser realizada ainda no mês de novembro.

Hoje, São Carlos possui 26 postos de inclusão digital instalados, sendo 5 Telecentros, e todas essas unidades fazem parte do Programa de Inclusão Digital da Prefeitura, coordenado pela Fundação Educacional São Carlos (FESC) que oferece à população a formação básica em informática, permitindo assim a aquisição de conhecimentos e habilidades específicas para o uso do computador e da internet, aliando conteúdos e habilidades básicas para o exercício da cidadania.

O PID já atendeu 12.409 são-carlenses que concluíram um dos cursos oferecidos. O primeiro telecentro foi implantado em 2004 no Campus 1 da FESC, depois vieram os telecentros de Água Vermelha, da Estação Cultura, do Tiro de Guerra e do Santa Felícia. Até o final do ano, a Prefeitura deve inaugurar mais duas unidades, sendo um posto de inclusão no Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla” e um Telecentro Comunitário no Centro Comunitário do bairro Cidade Aracy.

Elisabeth Martucci, diretora-presidente da FESC, ressaltou que o telecentro não é um ambiente voltado somente para a oferta de cursos e treinamentos. “Os telecentros têm prioridade na inclusão digital da população de baixa renda, mas também aqui oferecemos serviços e oportunidades de negócios, visando o fortalecimento da microempresa e da empresa de pequeno porte. Pelo segundo ano consecutivo, elaboramos uma programação especial voltada para as micro e pequenas empresas do município de São Carlos e região, visando sua qualificação e fortalecimento, contribuindo assim para a geração de emprego, trabalho e renda. Com certeza esse trabalho e a qualidade dos cursos que oferecemos fez com que o conquistássemos o terceiro lugar no país na primeira edição do Prêmio Telecentros de Informações e Negócios do MDIC”.

O coordenador de ensino do PID, Adailton Morais, lembrou que no início eram oferecidos somente cursos básicos, mas a rede foi crescendo e a Prefeitura investiu no programa ampliando a grade, com novos cursos nos três períodos e aos sábados e com uma programação especial voltada para micro e pequenas empresas do município de São Carlos e região, além de oficinas rápidas, como de MSN e fotografia digital.

“Para atender as necessidades da nossa comunidade, implantamos novos cursos como Informática para a Maturidade, Informática para o Trabalho e Informática para Negócios. Também sentimos a necessidade de oferecer os cursos somente uma vez na semana, mas com uma carga horária maior, duas horas/aula, para diminuir os gastos com transporte para aquelas pessoas que estão desempregadas ou à procura do primeiro emprego. Outro benefício oferecido são as apostilas que confeccionamos e distribuímos para os alunos e as bolsas de estudo e passe-emprego para quem não tem condições financeiras. Acho que tudo isso entra no quesito capacitação e gerenciamento, itens avaliados pelo Ministério”, disse.

O prefeito Newton Lima enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na popularização do uso do computador com um grande programa de inclusão digital. “E esse prêmio é mais uma iniciativa do governo do presidente Lula para incentivar, ainda mais, os estados e municípios na implantação e ampliação de programas nessa área. Hoje, temos mais de 1.200 telecentros da Rede TINs montados em todo país, somente no estado de São Paulo são 77, sendo que 5 estão em São Carlos, então esse terceiro lugar é uma vitória muito grande para a nossa cidade”, afirmou.

(27/10/08)