» PREFEITURA VAI DISTRIBUIR MATERIAL DIDÁTICO SOBRE SÃO CARLOS PARA A REDE ESCOLAR PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura distribuirá gratuitamente para as escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental o material didático “São Carlos, eu e minha cidade”. A atividade será realizada no Teatro Municipal de São Carlos nesta sexta, dia 31, a partir das 8h30, e contará com a participação de todas as escolas de ensino fundamental do município, que terão a oportunidade de receber informações complementares antes de iniciar o trabalho com o material. Haverá uma confraternização entre os alunos e os professores, e após a entrega do material todos assistirão à apresentação “Histórias que o Mundo Conta”, com a companhia de teatro Burucutu.

Patrocinado pelo grupo OHL Brasil, o material didático foi elaborado pela Fundação Pró-Memória de São Carlos, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Associação São Carlos Presente e Futuro e Editora da UFSCar em comemoração ao sesquicentenário do município. Para o prefeito Newton Lima, “a produção desse material é uma grande conquista e coroa as comemorações do sesquicentenário envolvendo as crianças, que de fato guardarão na memória a cidade do presente. E como educador me orgulha a qualidade do material produzido, que muito contribuirá para o ensino de nossa história”.

O material “São Carlos, eu e minha cidade” é composto por três volumes: livro texto, livro de atividades e guia do professor. Foi idealizado no âmbito da Comissão do Sesquicentenário, especificamente para as comemorações dos 150 anos de aniversário de São Carlos, mas tornou-se realidade a partir do patrocínio do grupo OHL Brasil, por meio da Centrovias.

Segundo Renato Fabbri, secretário executivo da Associação São Carlos Presente e Futuro, “para que a confecção desse livro fosse concretizada muitas pessoas se empenharam, a sociedade são-carlense se uniu e conseguiu originar um livro com grande tiragem, de muita qualidade e que será usado de agora em diante. Eles estão interessantes e muito bem feitos e surgiram a partir das pesquisas feitas pela Fundação Pró-Memória de São Carlos, que possibilitou a realização de um trabalho contando a história de nossa cidade desde os índios até a criação das universidades”.

O material elaborado permitirá que professores e alunos de São Carlos tenham acesso à informação produzida nas universidades por meio de diversos trabalhos acadêmicos realizados nas duas últimas décadas com uma linguagem simples e adequada à faixa etária do público atingido. Além disso, o material consolida a revisão historiográfica realizada pela Fundação Pró-Memória, que tem por objetivo superar determinados mitos da história do município, mostrando quem eram os primeiros habitantes do território em que vivemos, como a região foi sendo ocupada pelos colonizadores até a constituição do núcleo urbano, seguida pela fundação oficial de São Carlos do Pinhal.

“A distribuição que será feita permitirá que cada um dos alunos da rede escolar de São Carlos do 1º ano até a 4ª série do ensino fundamental receba um exemplar do livro de atividades. Cada escola receberá uma quantidade proporcional ao número de alunos – mais ou menos 1 para cada 3 – do livro texto e cada professor receberá 1 exemplar do guia. Além disso, serão distribuídos cinco kits completos do material para garantir que a escola tenha o material na biblioteca e o acesso de todos”, diz a diretora presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo.

Cia. Teatral Burucutu
A Cia. Teatral Burucutu foi fundada no ano de 2002 e desde então vem se destacando no meio teatral com montagens contemporâneas e inovadoras, tendo como objetivos a formação de público teatral e o resgate de obras literárias fundamentais. Atuando tanto no teatro infantil como no adulto, a Cia. viajou por todo o estado de São Paulo e Minas com o projeto "a escola vai ao teatro", levando cultura e informação para os mais diversos tipos de público.

Atualmente, a Cia. se dedica ao seu último projeto: O Projeto Brasil, que está em circulação há três anos no SESC São Paulo. A peça que será apresentada - “Histórias Que O Mundo Conta” - tem por objetivo valorizar a arte de contar histórias de forma simples, que encanta e hipnotiza a platéia. Cada história carrega um pouco da alma de quem a conta, viajando através do tempo e do mundo. Esse projeto engloba várias histórias, dos mais diversos pontos do planeta, que são contadas de maneira lúdica por bonecos especialmente desenvolvidos segundo a característica e nacionalidade de cada história.

(29/10/08)